Frente Parlamentar Contra Prorrogação dos Contratos de Pedágio ouve diretor do DER

10/05/2016 16h03 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

Em mais uma reunião de trabalho antes do lançamento oficial, os deputados que compõem a Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio,  ouviram, na manhã desta terça-feira (10),  o diretor  de Operações  do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Montes Luz.

  Ele trouxe informações técnicas sobre como funcionam os contratos de concessão. Firmados em meados da década de 1990,  deveriam ser prorrogados em 2021, que é o que o grupo de parlamentares não quer.  Mas enquanto isso não acontece, as concessionárias têm cobrado aditivos para conclusão de obras, o que está deixando os deputados apreensivos.

   Ao ler o relatório, Márcio Pauliki (PDT), constatou que, em 18 anos de concessão,  a Rodonorte concluiu apenas 40% das obras no trecho urbano da BR 373, a Avenida Souza Naves, em Ponta Grossa, região que ele representa na Assembleia.

(Sonora)

Deputados de outras regiões também aproveitaram para reclamar não apenas do número baixo de obras prontas, mas também dos aditivos.

 Segundo o relatório do DER, o número de obras a serem feitas nos próximos seis anos é grande. São quase 50.  Mesmo assim, Paulo Montes Luz reforçou para os parlamentares que a principal preocupação do DER é com o bem estar do usuário. Ele disse que a  Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná – (GEPAR), responsável por fiscalizar os contratos, tem ido além disso e atuado como mediadora entre as empresas e o DER e  conta com uma equipe especializada para garantir que o usuário não tenha prejuízos.

(Sonora)

O deputado Ademir Bier (PMDB), que é o coordenador da Frente Parlamentar, acha que o relatório apresentado já representou um avanço para o trabalho dos deputados, porque vai na contramão do que eles já sabiam, principalmente com relação aos aditivos.

(Sonora)

Participaram da reunião desta terça-feira ainda os deputados Paranhos (PSC), Palozzi (PSC), Chico Brasileiro (PSD), Evandro Araújo (PSC), Requião Filho (PMDB), Tercícilo Turini (PPS), Márcio Pacheco (PPL), Adelino Ribeiro (PSL), Péricles de Mello (PT),  Nereu Moura (PMDB) e Schiavinatto (PP). O lançamento oficial da Frente parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio é na próxima segunda-feira, pela manhã, no Plenário da Assembleia.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação