O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebeu na manhã desta segunda-feira (13) o evento de lançamento da Frente Parlamentar e Cidadã da Resistência Popular da Câmara Federal, coordenada pelo deputado federal Fernando Francischini (SD) e que já conta com a adesão de mais de 200 deputados federais. A nova Frente também contará com a participação de deputados estaduais e de representantes de movimentos populares. O objetivo, segundo Francischini, é promover medidas para agregar todos os brasileiros na luta pacífica e persistente pela recuperação dos pilares da democracia, conscientizar os cidadãos sobre os problemas que o país atravessa e fiscalizar a atuação do Estado, seus agentes e instituições.
“Reunimos políticos e lideranças da sociedade, que têm o mesmo perfil ideológico, para permanecermos vigilantes durante esse período de afastamento e do impeachment definitivo da presidente Dilma Rousseff. A ideia é que a Frente tenha também braços que fiscalizem nos estados e nos municípios essas atitudes antidemocráticas que vêm ocorrendo, como interdições de ruas e rodovias e ocupação de prédios públicos por parte de manifestantes”, afirmou Francischini.
Escolhido para ser o coordenador da Frente no Paraná, o deputado estadual Felipe Francischini (SD) disse que a intenção é resguardar o Estado Democrático de Direito. “Temos visto inúmeras afrontas ao cidadão, com invasões e obstrução de vias públicas, inclusive na cidade de Curitiba. Então temos pessoas que estão sendo impedidas de trabalhar e abrir seu comércio, porque ruas estão sendo bloqueadas. Vamos trabalhar para que essas ações sejam impedidas e tenho certeza de que mais deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Paraná vão aderir à Frente”, ressaltou.
Ainda no encontro, que também contou com a participação do deputado Stephanes Júnior (PSB), foi elaborado um manifesto contra a prática da doutrinação ideológica praticada, segundo a liderança da Frente, pela APP-Sindicato, nas escolas estaduais do Paraná.