Frente Parlamentar vai defender valores da advocacia paranaense Grupo será liderado pelo deputado Tião Medeiros (PTB), reúne 15 deputados estaduais e tem pela frente uma ampla e ambiciosa agenda de trabalho.

14/08/2019 20h15 | por Vanderlei Rebelo
Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Paranaense.

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Paranaense.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Paranaense.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) formalizou nesta quarta-feira (14), em cerimônia realizada no plenário da Casa, a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Paranaense, proposta pelo deputado Tião Medeiros (PTB) com o apoio de vários parlamentares.

Medeiros disse que a Frente Parlamentar tem uma ampla e ambiciosa agenda de trabalho, envolvendo temas ligados à advocacia dativa, o sistema prisional do Estado, a organização judiciária e a reforma tributária, entre outros, além do fortalecimento da democracia e do Estado de Direito. “Tenho certeza de que esta Frente cumprirá um papel histórico, estreitando o diálogo entre a Assembleia Legislativa, a OAB e os advogados na busca de soluções para questões da maior importância para o nosso Estado”, afirmou o deputado perante dezenas de advogados que prestigiaram a solenidade.

Ao abrir o evento, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), deu as boas vindas aos advogados, à direção da OAB-Paraná e aos demais convidados. “O trabalho dos advogados está em sintonia com a ação dos deputados. Nós temos em vista a consolidação das leis, das instituições e da democracia”, disse Traiano, que é advogado e por vários anos atuou no Tribunal do Júri.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), também advogado, referiu-se à Frente Parlamentar como “um instrumento de fortalecimento da advocacia”, a qual “enfrenta grandes desafios” na atual conjuntura que vive o País. “Com a Frente, teremos uma ferramenta para defender aqueles que defendem o Estado democrático de direito, os direitos humanos, a cidadania, que lutam pelos direitos difusos das pessoas e que podem ajudar na melhoria da elaboração das leis do estado do Paraná. Essa Frente certamente fortalecerá as grandes causas que a advocacia defende no Paraná e no Brasil”, declarou.

Os deputados Homero Marchese (PROS), Luiz Fernando Guerra (PSL), Delegado Recalcatti (PSD) e Emerson Bacil (PSL) também saudaram os presentes, pouco antes do pronunciamento do presidente da OAB do Paraná, Cassio Telles.

Telles lembrou que recentemente o Paraná atingiu a marca de cem mil advogados, “um número que nós comemoramos na OAB, afinal, são cem mil que lutam pela democracia, a liberdade, a igualdade e o combate à corrupção”. Ele agradeceu a Tião Medeiros e aos demais deputados pela constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Paranaense e enfatizou que os advogados e a Assembleia Legislativa, “de mãos dadas”, têm a missão de atuar pelo aperfeiçoamento das instituições democráticas, a boa administração da justiça e o trabalho em favor dos cidadãos.

Além das autoridades já citadas, a cerimônia teve a presença da procuradora geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva, da vice-presidente da OAB/PR, Marilena Winter, do presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB, Emerson Fukushima, do vice-presidente de Acompanhamento Legislativo da entidade – e também diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, do procurador geral da Assembleia, Luiz Fernando Feltran

Além do próprio Tião Medeiros, a Frente será integrada pelos deputados Luiz Cláudio Romanelli, Soldado Adriano José (PV), Delegado Recalcatti, Emerson Bacil, Tiago Amaral (PSB), Rodrigo Estacho (PV), Dr. Batista (PMN), Marcel Micheletto (PR), Ricardo Arruda (PSL), Mabel Canto (PSC), Galo (Pode), Luiz Fernando Guerra, Boca Aberta Júnior (PROS) e Homero Marchese, todos eles signatários da proposição de Tião Medeiros.