Começa com Sobe som
O clássico de Carlos Gardel vem da gaita ou acordeon, como é mais conhecido o instrumento, tocado por Maryanne Francescon, de 19 anos. Ela passou boa parte da tarde desta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Paraná. Primeiro visitando o presidente Ademar Traiano. Depois foi a convidada do próprio Traiano para fazer uma apresentação no plenário para os deputados. Uma experiência inusitada, ela confessou, mas que também gostou muito.
(sonora)
E Mariany não decepcionou. Tocou três músicas: Dias de chuva, de um professor de gaita, Pomodoro, uma música italiana e a terceira: Milonga para as Missões, clássico gaúcho. A gaiteira é paranaense de Medianeira. E toca desde os oito anos de idade. Nestes 11 anos de carreira, se tornou a primeira campeã mundial de acordeon do Brasil, em um concurso nos EUA, em 2012, e aqui dentro é penta campeã na modalidade, além de ter oito títulos paranaenses.
A apresentação na Assembleia acontece alguns dias antes de Mariany fazer um show no MASP, o Museu de Arte de São Paulo, com uma orquestra formada só por mulheres. Ansiosa, ela conta que o instrumento pesa seis quilos, mas que não se incomoda, porque a vontade de tocar é maior.
Por ser tão peado, não é tão comum que mulheres se interessem pelo acordeon. Mas Mariany diz que preferiu o instrumento ao violão, logo que passou a frequentar o Centro de Tradições Gaúchas de Medianeira, com o pai, que era o presidente.
(sonora)
Para o presidente Ademar Traiano, a presença de Mariany na Assembleia é uma forma de promover a música regional.
(sonora)
(Sobe mais um som)
De Curitiba, Cláudia Ribeiro.