Professora, diretora, vice-prefeito e estudantes de Bom Jesus do Sul, Sudoeste do Paraná, conversaram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), na manhã desta segunda-feira (26). A visita é uma premiação a dois grupos de alunos do colégio, vencedores do projeto Geração Atitude no município. Eles perderam o prazo para a inscrição no programa estadual promovido pela Assembleia em parceria com o Ministério Público e secretarias da Educação e da Juventude do Governo do Estado e resolveram criar uma edição local. 12 projetos foram apresentados e analisados por representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Dois empataram na primeira colocação: o que estende o Proerd para o ensino médio e o que cria um museu para abrigar o acervo que pertence a moradores do município. A viagem a Curitiba incluiu visitas à Assembleia, ao Palácio Iguaçu, e aos pontos turísticos, inédita para Edson dos Santos, do 3º ano do ensino médio e um dos vencedores.
(sonora)
O projeto foi nos moldes do Geração Atitude, com direito a estudar o Guia do Cidadão, uma cartilha que disponibiliza informações sobre os conceitos de democracia, política e cidadania. Com linguagem acessível, o material traz explicações sobre as principais funções e atribuições dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e sobre o sistema eleitoral brasileiro, além de possibilitar ao leitor conhecer melhor o que fazem e o papel de prefeitos, vereadores, deputados, governadores, presidentes, juízes, desembargadores, ministros, senadores, procuradores, promotores de justiça e principalmente do cidadão, destacando a importância da participação popular não só nas urnas, mas também nos espaços democráticos, organizações e movimentos sociais.
Para o outro vencedor, aluno do 3º ano do ensino médio, Alan Vargas, a experiência serviu para aproximar os alunos do conceito de cidadania e de política.
(Sonora)
A possibilidade dos projetos se tornarem leis municipais existe. Tanto que os estudantes e a direção da escola já estão em contato com Prefeitura e Câmara de Vereadores para tentar viabilizar as propostas, diz a diretora da escola, Lucinara Bueno.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.