Cláudia: Olá! Estamos entrando no ar com mais um resumo das principais notícias da semana na Assembleia Legislativa do Paraná.
(Sobe som)
Kharina: Semana em que a CCJ aprovou o projeto de lei que permite a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas arenas desportivas e nos estádios do Paraná.
Cláudia: Assinada por 11 deputados, a proposta permite, exclusivamente, a venda e o consumo de cerveja e chope e deve ser tema de uma audiência pública aqui na Assembleia. Um dos autores, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), diz que se baseou no Estatuto do Torcedor para a liberação.
(Sonora)
Kharina: A proposta ainda vai passar por outras comissões e pela discussão e votação em Plenário.
(Sobe som)
Claudia: As doenças raras foram tema de um seminário sobre a conscientização dessas doenças, que aconteceu nesta quarta-feira (22) no Plenário da Casa.
(Sonora)
(Sobe som)
Kharina: O Plenário ficou cheio de especialistas no assunto, portadores das doenças e familiares, que comemoraram os avanços do Paraná no diagnóstico precoce dessas doenças, como explica a deputada Maria Victória (PP), que promoveu o seminário.
(Sonora)
Cláudia: A importância de divulgar informações sobre as síndromes é enorme, porque as doenças chamadas de raras afetam 13 milhões de pessoas no Brasil e exigem um diagnóstico precoce e tratamento adequado para que não haja complicações mais tarde.
Kharina: Ainda pouco conhecidas da maioria da população, as doenças raras são a causa de uma longa batalha pela vida. Desafios que vem sendo superados com essa união de portadores das doenças, familiares, especialistas e também do poder público que aconteceu aqui na Casa.
(Sobe som)
Cláudia: E na quarta-feira (22), como acontece uma vez a cada quatro meses, o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, veio até a Assembleia prestar contas aos deputados.
Kharina: Ele demonstrou em números, que o Paraná fechou 2016 “no azul”, com um superávit de 300 milhões de reais.
Cláudia: Ele disse aos deputados que foram aplicados 12,08% do orçamento em saúde e 35% em educação, além, é claro, dos investimentos em infraestrutura, melhorando as estradas do nosso estado.
Kharina: E contou, em entrevista coletiva, que os bons números se devem principalmente ao cumprimento de compromissos do Governo do Estado. Vamos ouvir.
(Sonora)
Cláudia: Para 2017, ele acredita que virão muitos desafios, afinal, o país enfrenta uma das piores crises financeiras da história. Mas adotando as mesmas regras, disse que as perspectivas são boas.
Kharina: E é com essas notícias que encerramos o Giro pela Assembleia dessa semana, que teve muito mais reuniões de comissões, votações e bons debates.
Cláudia: Então só pra lembrar: todos os dias a gente tá esperando você, sempre às dez da manhã e no fim da tarde, aqui no Boletim Assembleia para ouvir tudo sobre o Poder Legislativo do Paraná. Até lá!