Goura: o deputado adepto da Yoga e cicloativista fala da família e das causas que defende na Alep no Café com Política As atividades e curiosidades sobre o parlamentar não ficam por aí. No programa ele conta ainda como adotou o nome Goura aos 18 anos durante uma viagem à Índia.

24/06/2019 09h49 | por Laura Sica

Deputado Goura (PDT) é o entrevistado do Café com Política desta terça-feira (25).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Jorge Gomes de Oliveira Brand mudou de nome aos 18 anos, quando ganhou dos pais uma viagem para a Índia e aprofundou os estudos de yoga, sânscrito e cultura da paz. Foi batizado numa viagem com hare krishnas, com o nome Goura Nataraj Das. Goura significa dourado, Nataraj significa o Rei dos Dançarinos e Das significa servo.

O curitibano de 39 anos, é pai de Sofia (Sabedoria), 10 anos, e Tulasi (A mais bonita), 7 anos. Está no primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Defende as causas da mobilidade, meio ambiente, agricultura urbana, alimentação consciente, parto humanizado, redução de resíduos, direitos humanos e acessibilidade. Vegetariano há 24 anos já brigou com a família por defender o não consumo de carne vermelha.  “Discuti com um tio churrasqueiro, sempre defendi a compaixão pelos animais, sou contra a violência contra eles que é exercida e praticada”.

A yoga, a filosofia, o cicloativismo e o meio ambiente fazem parte desde a adolescência do deputado Goura (PDT). Formado em filosofia pela UFPR, lecionou sânscrito na mesma universidade, deu aulas sobre filosofia em várias escolas, além de ter sido líder de banda musical.  “Eu sempre fui inquieto e revoltado com as injustiças sociais, mas nunca imaginei que chegaria a vereador e a deputado estadual”, conta o parlamentar em entrevista no programa Café com Política da TV Assembleia que vai ao ar nesta terça-feira (25) logo após a sessão plenária.

Bicicletas – Goura ficou conhecido como o vereador das bicicletas, quando ocupou a vaga na Câmara Municipal de Curitiba entre 2017 e 2018. Foi o criador da primeira bicicletada da capital paranaense e, em 2007, pintou a primeira ciclofaixa da cidade sendo multado por crime ambiental pela Prefeitura. Frequentemente vem de bicicleta do Pilarzinho, bairro onde mora, até a Assembleia e usa também patinetes e bicicletas por aplicativo. “Sou a favor de ciclofaixas, andar de patinete nas ruas e calçadas ainda é muito perigoso”, afirma.

Política - “Não abro mão de premissas, de questões que me são caras, mas não adianta sentar só com quem pensa igual”, dispara o deputado. Ele diz que na política tem que se ocupar os espaços e saber dialogar. Sobre o futuro, Goura afirma ter o sonho de ser prefeito de Curitiba. “Vivemos numa Curitiba desigual e excludente, em 20 anos não se avançou significativamente na mobilidade urbana”, criticou na entrevista.

O programa - O Café com Política é um bate papo informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e com ênfase nas experiências que os levaram ao parlamento. Cotidiano, rotina de eventos, as viagens para atender as bases eleitorais e o dia-a-dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal.

O programa também pode ser visto no canal do Youtube do Legislativo, através do link: https://bit.ly/2MBLqjM.