Governador e deputados estaduais iniciam o debate sobre a Estrada do Colono Reunião sobre a reabertura será nesta quinta-feira (06) com a ministra da Agricultura, deputados estaduais e federais, além de prefeitos do Sudoeste e Oeste do Paraná.

05/02/2020 18h32 | por Diretoria de Comunicação
Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.

Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.

Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.

Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.

Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.

Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputados prestigiam a 32ª edição do Show Rural, em Cascavel.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, juntamente com deputados estaduais, acenou com a possibilidade de construir uma solução conjunta para a reabertura da Estrada do Colono, durante coletiva, nesta quarta-feira (5), no Show Rural, em Cascavel. “Eu acho que essa decisão passa pela política, mas é muito mais técnica, no sentido de achar uma solução adequada ambientalmente. Acho que a partir do momento que a gente criar um projeto para essa estrada, que ela possa ser uma estrada utilizada para o turismo, colocando uma série de regras, eu acho que nós temos ambiente para avançar”, disse o governador.

Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB) e dos deputados Coronel Lee (PSL), Marcio Pacheco (PDT), Soldado Adriano (PV), Do Carmo (PSL), Luiz Fernando Guerra (PSL), Nelson Luersen (PDT) e Marcel Micheletto (PL), além do prefeito de Cascavel e ex-deputado estadual, Paranhos, e dos secretários de Estado e deputados licenciados, Guto Silva e Marcio Nunes, o governador explicou que essa decisão não depende, nesse momento, do Governo estadual, “depende do Senado Federal porque hoje existe a proibição para que ela possa acontecer. Eu acho que se a gente avançar no Senado, e da minha parte tem total apoio, avançando a gente pode discutir uma forma muito clara com a sociedade e com os ambientalistas”.

A possibilidade de reabertura da Estada do Colono é tema de uma reunião que irá acontecer nesta quinta-feira (06), às 10 horas, no auditório da Ocepar, durante o Show Rural.

O debate é organizado pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e contará com a presença do governador, da Ministra da Agricultura Tereza Cristina.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, a reabertura da Estrada do Colono é o resgate histórico para as regiões Oeste e Sudoeste. “O governador Ratinho entende a importância da possibilidade de reabertura da estrada pelo resgate histórico, do que ela representa para as regiões Oeste e Sudoeste. O Senado aprovando, ele dará o apoio total e integral para construir uma estrada moderna, dentro do princípio de convivência entre homem e natureza, que ela possa propiciar o turismo em toda a região’, disse Traiano.

Audiências públicas - A reabertura da Estrada do Colono é um tema polêmico que vem sendo discutido há mais de 18 anos pelos deputados do Paraná.  O caminho, de 17,5 km, que corta o Parque Nacional do Iguaçu, ligando Capanema a Serranópolis do Iguaçu, foi fechado por determinação da Justiça Federal em 2011.

Depois do fechamento da Estrada do Colono, a distância entre as duas cidades aumentou de 17,5 km para 180 km.

No ano passado, o assunto ganhou força quando a Assembleia Legislativa promoveu audiências públicas em Capanema, no Sudoeste, e em Medianeira, na região Oeste do Paraná.

As reuniões, abertas à população e convocadas pela Assembleia Legislativa do Paraná, foram uma tentativa de pressionar o Congresso Nacional a aprovar um projeto apresentado, há cinco anos, pelo deputado federal Assis do Couto (PT), que cria uma estrada-parque para reativar a ligação entre Capanema e Serranópolis. O projeto já passou pela Câmara dos Deputados e agora aguarda aprovação no Senado.

Show Rural – Em visita à 32ª edição do Show Rural, que acontece até o dia 7, o presidente Traiano destacou as medidas que o Governo do Estado vem implantando para benefício do agronegócio paranaense e a grandeza do evento que apresenta as novidades do setor. “O Show Rural é o maior evento do agronegócio e da agricultura do nosso país, estamos aqui na companhia do Governador que realmente valoriza o nosso agricultor paranaense, que gera riqueza e que acima de tudo faz parte daquilo que é responsabilidade de quem produz, levantando a balança comercial e dando equilíbrio para o Brasil. Portanto, nada melhor que valorizar aqueles que produzem a riqueza. O agricultor merece o nosso respeito e a nossa admiração”, disse.

Descomplica Rural - Durante a entrevista coletiva, o governador Ratinho Junior falou sobre o lançamento do programa Descomplica Rural, uma medida para facilitar a vida dos produtores, diminuindo a burocracia, para alavancar ainda mais o setor. O programa agilizará os processos de licenciamento ambiental no campo. O objetivo é induzir o desenvolvimento sustentável com metodologia mais moderna e permitir a geração de novos negócios e mais empregos.

“A agricultura para o Paraná e para o nosso Governo é prioridade máxima, até porque a vocação econômica do Paraná é o agronegócio, desde a agricultura familiar até a agricultura em grande escala”, disse. “Nós vamos lançar aqui o Descomplica Rural, que foi capitaneado pela Secretaria de Agricultura e o secretário Marcio Nunes, que é do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, foi quem organizou tecnicamente, inclusive com os ambientalistas e com o corpo técnico da Secretaria de Agricultura. É uma medida que vai revolucionar a rapidez de atendimento do poder público para o agricultor. O Descomplica Rural é uma grande evolução que nós estamos apresentando para o Paraná e para o Brasil de acabar com a burocracia”, disse o governador.

O governador também falou de outras ações do Governo, como o trabalho de recuperação de 12 mil quilômetros de rodovias; das novas ações da Ferroeste para aumentar a capacidade de carga e o escoamento da safra; detalhou o projeto da ligação entre Maracaju e Paranaguá por ferrovia; e do Projeto do Corredor Biooceânico; além do acordo que possibilitou a obra do Trevo Cataratas, que será uma das cinco maiores obras de engenharia do Brasil em execução e também da duplicação de 6 quilômetros da BR-277 na região de Cascavel.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação