Homenagem: Pioneiro Recebe Título de Cidadão do Paraná

23/01/2007 16h59 | por Osni Calixto / 3350-4072 / 3350-4271
“É uma homenagem para o Paraná ter o Sr. Ariosto Riva como cidadão”. Assim definiu o deputado José Domingos Scarpellini (PSB), ao discursar, nesta terça-feira, em sessão solene de entrega do título de “Cidadão Honorário do Paraná” ao filho do colonizador e empreendedor, Vicente Riva, que agradeceu afirmando que essa homenagem tinha “um laço com a história” de seu pai que teve participação efetiva na formação de diversos municípios no Paraná e Mato Grosso. Na abertura, o presidente, deputado Hermas Brandão, fez questão de enaltecer a importância do título afirmando que era “uma maneira da família saber da importância que ele teve para o nosso estado”. A leitura do ato ficou a cargo da deputada londrinense Elza Correia e a participação especial do ex-deputado Otássio Pereira, que lembrou passagens de sua amizade com o homenageado e fatos históricos como a abertura da cidade de Alto Floresta e a construção da rodovia Cuiabá-Santarém, que serviu de suporte para o desbravamento e o desenvolvimento econômico daquela região amazônica. Para Scarpellini, o Sr. Ariosto foi um visionário, um dos maiores colonizadores do mundo que em suas aventuras criou para o Brasil um modelo de administração e criando estados e cidades prósperas levou desenvolvimento, educação, cultura e progresso as regiões mais sub-desenvolvidas na época. Ao agradecer, Vicente Riva, que foi prefeito de Alto Floresta e ex-senador, concluiu que seu pai era “uma pessoa especial” porque conseguia construir com o seu “sonho de qualidade” comunidades inteiras com qualidade de vida.