Índios pedem ajuda aos deputados contra a municipalização da saúde

27/03/2019 17h36 | por Lilian Chaves
Podcast
Com a proposição do deputado Goura (PDT), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), recebeu nesta quarta-feira, dia 27, representantes indígenas da tribo Guarani, da Aldeia Terra Indígena, no município de Santa Amélia, norte pioneiro.

Os índios são contra a municipalização da saúde e a extinção da Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena, proposta defendida pelo Governo Federal. Esta é a Semana de Mobilização Nacional pela causa que conta com a participação de mais de 15 mil índios do Paraná.

Eloy Jacintho, líder da tribo e representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – região sul, falou da importância da Sesai para a comunidade indígena.

Sonora Eloy Jacintho - 2’46 a 3’11

Ele disse também que espera que os deputados do Paraná possam garantir o fortalecimento da Sesai até que os índios sejam ouvidos, já que a Secretaria Especial foi criada especialmente para atender aos indígenas.

Sonora Eloy Jacintho – 3’55 a 4’21

O deputado Goura apresentou na Assembleia uma Moção de Repúdio ao projeto do Governo Federal de municipalização da saúde e à abordagem que a União tem adotado na reformulação das políticas que afetam estas populações.

Sonora Goura – 21’24 a 55’75

Goura falou também que a gestão da saúde pública tem muitos problemas, mas a questão indígena tem várias especificidades que devem ser respeitadas.

Sonora Goura - 2’09 a 2’45