Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Inovação e transparência marcaram primeira gestão da Mesa Executiva

Podcast
(Descrição do áudio))

Foram dois anos que provocaram  uma profunda transformação no legislativo paranaense. Da valorização dos servidores ao investimento na transparência, por meio dos meios  de comunicação, a  Mesa Executiva da Assembleia, que  assumiu em fevereiro de 2015, inovou para garantir que o cidadão paranaense pudesse ter acesso às ações dos parlamentares.  Foi essa a análise feita antes do início da sessão desta segunda-feira (17) pelo presidente da Casa. O deputado Ademar Traiano (PSDB), reeleito mais tarde para comandar a Assembleia pelos   próximos dois anos. 

(Sonora)

 Durante esse período, ele afirmou durante a entrevista, as notícias puderam  ser lidas, vistas e ouvidas por todos os cantos,  dentro e  fora da Casa de Leis.   O  site foi totalmente remodelado, com ênfase na transparência das ações  sobre os mais variados temas: nomeações, composição salarial de funcionários,  despesas dos deputados, presenças nas votações... Estava (e ainda está)  tudo lá, às claras, para ser consultado pela população. Ao mesmo tempo, surgiu o Portal de Notícias, com informações on line de toda a movimentação na Casa. Comunicação – Os canais de Comunicação da Assembleia Legislativa foram reformulados. O site institucional mudou, ficou mais ágil e com navegação facilitada, a TV Assembleia ganhou novos programas e foi criado um estúdio de Rádio completo. Na rede de comunicação interna, foi lançado um informativo semanal para estimular a integração entre os servidores e boletins de rádio diários.

 

Assembleia Legislativa no Enem -  um programa criado pela Mesa Executiva em parceria com o grupo Eureka e Uninter. Numa iniciativa inédita, a Alep promoveu aulões no plenário da Casa para mais de 500 alunos e o 1º Concurso de Redação para  50 mil estudantes de Curitiba. O resultado do concurso será anunciado nos próximos dias.  Em 2015, 364 aulas foram transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial.

 

Escola do Legislativo - A Escola do Legislativo foi criada em setembro de 2015 para oferecer cursos e palestras gratuitos para servidores da Alep e população em geral. A Escola tem papel decisivo para aproximar a Assembleia Legislativa da comunidade, tornando a Casa cada vez mais democrática e promovendo iniciativas de interesse público.  

Parlamento Universitário – Criado para aproximar os jovens do trabalho legislativo. Em parceria com a UFPR, 54 estudantes de Direito vivenciaram a experiência parlamentar na Assembleia por uma semana, apresentando e votando projetos.

 Geração Atitude – A atual gestão fortaleceu o laço com os estudantes do Paraná, levando até eles apoio para a formação cidadã e participação política. Em parceria com o Ministério Público do Paraná, o projeto tem o apoio da Secretaria Estadual  da Educação, Tribunal de Justiça e Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Abrange 160 escolas públicas de ensino médio nos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná.  

Visitas – Desde o início da gestão, mais de 5 mil estudantes de todo o Paraná conheceram o funcionamento da Assembleia e as atividades dos parlamentares. A visita guiada pela Alep atendeu alunos de todas as idades, do ensino fundamental ao ensino superior, em 177 visitas. Segundo Traiano, o objetivo foi, desde o início, aproximar também os estudantes do Poder legislativo. Tarefa que vem sendo cumprida.

(Sonora)

 

Novo Regimento – Reivindicação antiga dos parlamentares estaduais, a nova redação do Regimento foi aprovada em 2016: mais agilidade e modernização dos trabalhos do Legislativo.

Comissões – As Comissões Permanentes da Assembleia ganharam melhores condições de atuação. Foram reformulados dois espaços externos ao prédio da Assembleia que abrigam os trabalhos diários das Comissões, dando mais espaço e estrutura adequada para que deputados e servidores possam executar os trabalhos. Para as reuniões da CCJ foi entregue um novo auditório.  

Plano de carreira – A tão sonhada valorização e progressão de carreira dos servidores da Assembleia Legislativa foi implantada em 2015 e permitiu os avanços de carreira dos servidores efetivos, lembrou o presidente Traiano.

(Sonora)

Controladoria – A Mesa Executiva criou um importante canal de controle da gestão administrativa e fiscalização dos atos dos parlamentares. É uma das práticas adotadas para tornar a estrutura cada vez mais eficiente.

Núcleo de Apoio Legislativo- formado por advogados da Diretoria Legislativa foi criado para assessorar os deputados na elaboração de projetos de lei.

E o presidente,  agora reeleito para mais dois anos na função, reafirma que quer ampliar ainda mais os projetos na nova gestão.

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação