Foram dois anos que provocaram uma profunda transformação no legislativo paranaense. Da valorização dos servidores ao investimento na transparência, por meio dos meios de comunicação, a Mesa Executiva da Assembleia, que assumiu em fevereiro de 2015, inovou para garantir que o cidadão paranaense pudesse ter acesso às ações dos parlamentares. Foi essa a análise feita antes do início da sessão desta segunda-feira (17) pelo presidente da Casa. O deputado Ademar Traiano (PSDB), reeleito mais tarde para comandar a Assembleia pelos próximos dois anos.
(Sonora)
Durante esse período, ele afirmou durante a entrevista, as notícias puderam ser lidas, vistas e ouvidas por todos os cantos, dentro e fora da Casa de Leis. O site foi totalmente remodelado, com ênfase na transparência das ações sobre os mais variados temas: nomeações, composição salarial de funcionários, despesas dos deputados, presenças nas votações... Estava (e ainda está) tudo lá, às claras, para ser consultado pela população. Ao mesmo tempo, surgiu o Portal de Notícias, com informações on line de toda a movimentação na Casa. Comunicação – Os canais de Comunicação da Assembleia Legislativa foram reformulados. O site institucional mudou, ficou mais ágil e com navegação facilitada, a TV Assembleia ganhou novos programas e foi criado um estúdio de Rádio completo. Na rede de comunicação interna, foi lançado um informativo semanal para estimular a integração entre os servidores e boletins de rádio diários.
Assembleia Legislativa no Enem - um programa criado pela Mesa Executiva em parceria com o grupo Eureka e Uninter. Numa iniciativa inédita, a Alep promoveu aulões no plenário da Casa para mais de 500 alunos e o 1º Concurso de Redação para 50 mil estudantes de Curitiba. O resultado do concurso será anunciado nos próximos dias. Em 2015, 364 aulas foram transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial.
Escola do Legislativo - A Escola do Legislativo foi criada em setembro de 2015 para oferecer cursos e palestras gratuitos para servidores da Alep e população em geral. A Escola tem papel decisivo para aproximar a Assembleia Legislativa da comunidade, tornando a Casa cada vez mais democrática e promovendo iniciativas de interesse público.
Parlamento Universitário – Criado para aproximar os jovens do trabalho legislativo. Em parceria com a UFPR, 54 estudantes de Direito vivenciaram a experiência parlamentar na Assembleia por uma semana, apresentando e votando projetos.
Geração Atitude – A atual gestão fortaleceu o laço com os estudantes do Paraná, levando até eles apoio para a formação cidadã e participação política. Em parceria com o Ministério Público do Paraná, o projeto tem o apoio da Secretaria Estadual da Educação, Tribunal de Justiça e Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Abrange 160 escolas públicas de ensino médio nos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná.
Visitas – Desde o início da gestão, mais de 5 mil estudantes de todo o Paraná conheceram o funcionamento da Assembleia e as atividades dos parlamentares. A visita guiada pela Alep atendeu alunos de todas as idades, do ensino fundamental ao ensino superior, em 177 visitas. Segundo Traiano, o objetivo foi, desde o início, aproximar também os estudantes do Poder legislativo. Tarefa que vem sendo cumprida.
(Sonora)
Novo Regimento – Reivindicação antiga dos parlamentares estaduais, a nova redação do Regimento foi aprovada em 2016: mais agilidade e modernização dos trabalhos do Legislativo.
Comissões – As Comissões Permanentes da Assembleia ganharam melhores condições de atuação. Foram reformulados dois espaços externos ao prédio da Assembleia que abrigam os trabalhos diários das Comissões, dando mais espaço e estrutura adequada para que deputados e servidores possam executar os trabalhos. Para as reuniões da CCJ foi entregue um novo auditório.
Plano de carreira – A tão sonhada valorização e progressão de carreira dos servidores da Assembleia Legislativa foi implantada em 2015 e permitiu os avanços de carreira dos servidores efetivos, lembrou o presidente Traiano.
(Sonora)
Controladoria – A Mesa Executiva criou um importante canal de controle da gestão administrativa e fiscalização dos atos dos parlamentares. É uma das práticas adotadas para tornar a estrutura cada vez mais eficiente.
Núcleo de Apoio Legislativo- formado por advogados da Diretoria Legislativa foi criado para assessorar os deputados na elaboração de projetos de lei.
E o presidente, agora reeleito para mais dois anos na função, reafirma que quer ampliar ainda mais os projetos na nova gestão.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.