Interiorização: Deputados Vão Destacar Projetos que Beneficiam Cascavel e Região Oeste

13/04/2011 11h34 | por Edmundo Inagaki - (41) 3350-4188 /4049
A interiorização da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (13), em Cascavel, será marcada pela prestação de contas da nova Mesa Executiva do Legislativo Estadual, que tem o deputado Valdir Rossoni (PSDB) como presidente e o deputado Plauto Miró (DEM) como 1º secretário, e que desde 1º de fevereiro último tem promovido uma série de mudanças para a moralização e modernização da Casa. A sessão, que será realizada no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 18 horas, servirá também para que os parlamentares colham diretamente reivindicações das lideranças de Cascavel e região, e servirá ainda para mostrar o que está sendo feito na Capital paranaense pelos deputados que têm base eleitoral naquela cidade do Oeste.
Múltiplas ações - Além de propor a criação da CPI dos Leitos do SUS, que será instalada pela Mesa Executiva neste mesmo dia para investigar possíveis irregularidades em relação aos leitos de internamento nos hospitais credenciados pelo Serviço Único de Saúde (SUS) no Paraná, e da Comissão Especial de Investigação (CEI) para esmiuçar contratos entre prefeituras e empresas que operam radares no Estado, o deputado Leonaldo Paranhos (PSC) tem desenvolvido diversas ações em benefício de Cascavel e região. Uma delas é a gestão junto às secretarias de Saúde e Ciência e Tecnologia para melhorar a estrutura e o atendimento no Hospital Universitário de Cascavel, com pronta resposta do governo, que autorizou a contratação de pessoal e aquisição de novos equipamentos.
O deputado tem defendido também a reforma de escolas, a instalação de cursos profissionalizantes, a construção da Casa do Estudante Universitário de Cascavel e o monitoramente eletrônico em creches e escolas em tempo real, para que os pais acompanhem on-line as atividades dos filhos. Outra iniciativa sua foi propor a criação de uma Frente Parlamentar de Combate às Drogas, com abrangência estadual. E para resolver os problemas gerados com a contratação de clínicas terceirizadas para realizar os exames psicotécnicos exigidos pelo Detran, o deputado apresentou projeto que autoriza o Governo a contratar psicólogos por meio de concurso público.
Prestar contas - O deputado Professor Lemos (PT) vai usar a sessão legislativa em Cascavel para informar a população sobre sua atuação parlamentar. “A expectativa é grande. Vários municípios da região estarão presentes. Nós vamos prestar contas do nosso trabalho na Assembleia. Também vamos apresentar aos outros deputados, que não são do Oeste, todas as reivindicações de Cascavel e região. Por exemplo: o aeroporto regional, a ampliação do Hospital Universitário para atender as demandas da região, a construção do Hospital Regional em Toledo e Medianeira”, acrescentou.
A questão educacional e problemas de infra-estrutura rodoviária serão outros temas abordados pelo deputado petista. “A oferta do ensino superior público estadual e federal tem que ser ampliada. Também precisamos atentar para as estradas rurais dos vários municípios que, sozinhos, não dão conta da manutenção, o que prejudica a economia e a vida das pessoas que moram no campo. Lutamos pela duplicação da BR 277, e também temos a BR 163 que está muito mal conservada. Temos várias demandas que precisam ser acolhidas pelo conjunto dos deputados da Assembleia, não podem ser demandas que devam ser defendidas só pelos parlamentares do Oeste”, conclui Lemos.
Investimentos - Embora tenha atuação voltada a todas as regiões do Paraná, o deputado Adelino Ribeiro (PSL) vem defendendo na Assembleia amplos investimentos no setor de Segurança Pública, Saúde e Educação. Somente nas últimas semanas, o parlamentar apresentou indicações para envio de efetivo, aquisição de viaturas e equipamentos para diversos municípios do Oeste, dentre os quais Cascavel, além de solicitar também a extensão do Hospital Universitário à região Norte de Cascavel, a mais populosa da cidade.
No setor de educação já existem indicações protocoladas por Ribeiro requerendo a implantação do curso de Direito em Cascavel e Santa Helena, nos campi da Unioeste. “Educação, Segurança e Saúde são os três setores interligados e que precisam de novos horizontes em nosso Estado. Crianças, jovens e adultos com oportunidade de aprender desenvolvem um leque de escolhas para o futuro. A segurança nos traz a liberdade de ir e vir com tranquilidade, amplia nossa qualidade de vida, à exemplo do sonhado atendimento digno na Saúde”, defende o deputado do PSL.
Parque de Software - A explanação do deputado André Bueno (PDT) na sessão itinerante será sobre o projeto que cria o Parque de Software em Cascavel, proposta que já esta em andamento através de uma parceria entre a Secretaria de Estado para Assuntos Estratégicos e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec).
Segundo Bueno, “a interiorização tem um significado muito positivo para o município, uma vez que poderemos, nesse encontro que descentraliza as ações do Legislativo estadual, fazer uma espécie de audiência pública em que a comunidade poderá expor suas necessidades e demandas”, destacou, lembrando que entidades de classe terão tempo para fazerem pronunciamentos e defenderem as bandeiras da região Oeste, como duplicação da BR 277 e construção do Aeroporto Regional de Cascavel.