Itaipulândia é Destaque Na Assembléia Legislativa

01/04/2008 16h24 | por Sinara Kalichevski
O deputado estadual, Dobrandino Gustavo da Silva (PMDB), aprovou por unanimidade, em sessão plenária, requerimento de voto de congratulações ao município de Itaipulândia, na pessoa do prefeito Vendelino Royer (PMDB), pelo excelente desempenho conquistado pelo município na área da saúde. A cidade alcançou o primeiro lugar na pesquisa Trata Brasil, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, e se destacou nacionalmente entre as cidades brasileiras com maior investimento nas áreas de saúde e saneamento básico.“Por ter alcançado esta liderança, através do esforço, dedicação e exemplar administração do prefeito Vendelino Royer, entendemos justo e merecido este reconhecimento, deixando registrado nos Anais da Assembléia Legislativa do Paraná esta relevante conquista para a comunidade de Itaipulândia e para os paranaenses”, diz o deputado. Itaipulândia conta hoje com cerca de 8.500 habitantes e uma política de saúde que possibilita oferecer um bom atendimento para a população, se diferenciando do caos freqüente noticiado na rede de saúde das principais cidades brasileiras. Com um investimento na área de R$ 859,73 por morador, o município, além de manter estabilizada a saúde da população, consegue desenvolver ações bem sucedidas de prevenções e amenizar desta forma o fluxo de pessoas nos postos. A cidade conta hoje com cinco postos de saúde e 28 leitos gratuitos no hospital de Itaipulândia, que está à disposição da comunidade para cirurgias de pequena e média complexidade. Sessões de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia também estão disponíveis gratuitamente à população.O Sistema Único de Saúde – SUS é utilizado pelos moradores apenas para realizar exames de alta complexidade e precisam ser encaminhados para outros municípios. Uma ambulância UTI móvel esta à disposição da comunidade para os casos de remoções urgentes. A rede de esgoto também foi destaque na pesquisa. Itaipulândia possui uma rede que alcança 65% da cidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, este percentual é considerado ótimo.