
A sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná a José Hidalgo Neto, o Capitão Hidalgo, aconteceu no início da noite desta terça-feira (21), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta do deputado Douglas Fabrício (CDN) foi aprovada em novembro de 2022, mas por causa da agenda do homenageado, a condecoração só pôde ser concretizada neste início de 2023.
O deputado Douglas Fabrício justificou a importância do título.
(Sonora)
Nascido em São Paulo, José Hidalgo Neto, chegou ao Coritiba na década de 1970 e se tornou um dos principais jogadores da história do clube. Jogando no meio campo, Hidalgo se tornou capitão e referência do time que conquistou o pentacampeonato paranaense (71, 72, 73, 74 e 75). Também foi campeão da Fita Azul (72) e do torneio do Povo (73)
Em 1975, deixou os gramados para iniciar outra carreira vitoriosa, a de comentarista esportivo. Ao longo de quase 40 anos, Capitão Hidalgo tornou-se um dos principais nomes da crônica esportiva do Paraná, trabalhando em rádio e televisão, se transformando em referência para milhares de ouvintes. Ele se disse emocionado com a homenagem da Assembleia Legislativa,
(Sonora)
Nascido em 1943 em São Paulo, no bairro da Mooca, é casado, pai de dois filhos, avô de três netos e já tem um bisneto.