Julho Verde: Hospitais e clínicas devem alertar para o uso de protetores de pescoço em exames de radiografia

04/07/2023 13h43 | por Assessoria Parlamentar

No Paraná, hospitais, clínicas e laboratórios públicos e privados devem afixar cartazes informativos sobre o uso de protetores de pescoço. A medida é obrigatória por força da Lei 19.483/18, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Julho é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que atingem a tiróide, boca, garganta, laringe e faringe. A realização de exames de rotina é fundamental. Com diagnóstico precoce, há grandes as chances de sucesso no tratamento.

Para afastar o risco, inclua alimentos mais saudáveis nas refeições, faça atividade física, não fume, não beba, previna-se contra a obesidade e não deixe de realizar os exames médicos.

Outra medida indicada é usar o protetor de pescoço nos exames de radiografia para prevenir o câncer de tireóide, entre outros malefícios.

Fatores de Risco:

Câncer de cavidade oral (boca)

* Tabagismo

* Consumo excessivo de álcool

* Exposição ao sol sem uso de protetor labial

Câncer de tireoide

* História de irradiação do pescoço (por exemplo radioterapia prévia)

* História familiar de câncer de tireoide

Câncer de laringe

* Tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e produtos feitos por rolos)

* Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

* Exposição ocupacional de alguns elementos como pó de madeira, produtos químicos utilizados na metalurgia, petróleo, plásticos, indústrias têxteis e o amianto