Legislativo presta homenagem ao Colégio Estadual Santa Cândida

11/06/2012 17h05 | por Nádia Fontana
Diretora do Colégio Estadual Santa Cândida, irmã Oliva Nallon.

Diretora do Colégio Estadual Santa Cândida, irmã Oliva Nallon.Créditos: Nani Gois/Alep

Diretora do Colégio Estadual Santa Cândida, irmã Oliva Nallon.
O Colégio Estadual Santa Cândida, que está comemorando seu centenário e atende cerca de 2,7 mil alunos, foi homenageado nesta segunda-feira (11), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado Professor Lemos (PT), que destacou a importância da participação da comunidade no dia a dia da instituição.

Segundo a diretora do colégio, irmã Oliva Nallon, o mérito da instituição pertence a muitas pessoas que fizeram e fazem parte desta história centenária. A diretora, que esteve na Assembleia acompanhada por professores, funcionários e estudantes, agradeceu a homenagem e fez um relato da história do estabelecimento. Para o presidente Valdir Rossoni (PSDB), esse foi mais um momento que valoriza o Poder Legislativo, que se sente honrado com a presença de representantes da sociedade paranaense.

História
– O Colégio Estadual Santa Cândida, instalado no bairro Santa Cândida, em Curitiba, que oferece o ensino fundamental, médio e profissionalizante, iniciou suas atividades no dia 1º de julho de 1912, atendendo ao pedido do padre Leon Niebieszczanski, vigário da Paróquia Santa Cândida. O objetivo era suprir as necessidades de educação dos moradores da região, o que foi oportunizado com a vinda das primeiras religiosas da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, irmã Ludovica Babula e irmã Ana Kornovski. Elas foram as fundadoras do colégio.

No início, a escola funcionava numa pequena casa de madeira com a denominação de "Colégio Santa Cândida". Este nome originou-se da imagem de Santa Cândida que foi doada pelo Governo Imperial, adquirida em Portugal, no ano de 1877, e que ainda hoje se encontra na Igreja Paroquial.

Em 1922, com o auxílio dos moradores, foi construído um prédio de alvenaria com duas salas amplas e moradia para as irmãs. Hoje esse espaço é conhecido como “casarão”, e foi tombado como patrimônio histórico. O casarão foi restaurado pelas irmãs da Sagrada Família com o apoio da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), preservando assim a memória histórica da região.

Hoje, o espaço é usado para cursos de informática, idiomas, pintura, música, dança, abriga um consultório de psicologia e também um pequeno museu. Em 27 de outubro de 1963 foi inaugurado o novo prédio de alvenaria com três salas, secretaria e biblioteca, onde atualmente residem as irmãs.

No início a escola era particular, mas com o passar dos anos foi transformada numa instituição estadual para o atendimento da clientela mais carente, que foi crescendo de ano a ano. Para que isso fosse possível, houve a necessidade de fazer ao Estado a doação do terreno onde foi construída a atual escola. A Mitra Arquidiocesana de Curitiba fez esta doação, porém manteve na direção da escola as irmãs franciscanas da Sagrada Família de Maria.