Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Legislativo presta homenagem aos 100 anos da imigração holandesa no Brasil

Em sessão solene proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PPS), os 100 anos da imigração holandesa no Brasil foram comemorados no Plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29). A festividade do centenário, segundo o parlamentar, especialmente no Paraná, é marcada pela contribuição desta comunidade no desenvolvimento da pecuária leiteira, uma das grandes potencialidades do Estado, localizada nos municípios de Irati, Carembeí e Castro, nos Campos Gerais. “O principal objetivo desta sessão é, alem de homenagear o povo da região, abrir espaço dentro desta Casa de Leis para que possamos celebrar a cultura holandesa, que hoje está espalhada em outras regiões do país”, afirmou Rangel.
O deputado garante que uma das importantes cooperativas leiteiras no Estado, a Castrolanda, localizada em Castro, se destaca também no trato de outras culturas, como milho, feijão, batata e trigo, assim como em Arapoti, onde a imigração deu origem à Cooperativa Agroindustrial Capal, integrante do complexo Batavo, considerada pólo de alta tecnologia em agricultura e pecuária. Rangel lembrou ainda que outros municípios da região Centro-Sul do Estado têm forte tradição e preservação da colonização holandesa.
“Atualmente, a cidade pioneira de Carambeí cultiva e preserva sua história transmitindo às futuras gerações as tradições desta colonização e é onde se consolidam os seis principais enclaves holandeses no Brasil, que atraem imigrantes até os dias de hoje”, destacou o parlamentar.
Para o presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que abriu a sessão solene, a Casa presta justa homenagem àqueles que ajudaram a construir as potências do Paraná. “Representa muito para o Paraná e principalmente para a Assembleia Legislativa, porque estamos homenageando os imigrantes holandeses que contribuíram para o engrandecimento da nossa história, do nosso desenvolvimento e das nossas forças, principalmente no segmento da pecuária leiteira, uma referência para o Brasil”.
Ano da Holanda– O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, também participou do evento. Ele, enquanto deputado federal, apresentou o projeto de lei nº 180/10, na Câmara Federal, instituindo 2011 como o “Ano da Holanda no Brasil”. As comemorações do centenário da imigração holandesa contaram ainda com a presença dos deputados Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, Péricles de Mello (PT), Pedro Lupion (DEM), César Silvestri Filho (PPS), além do cônsul-geral dos Países Baixos em São Paulo, Louis Piët; o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, o secretário de Estado de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, prefeitos e vereadores, e o presidente do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus. Durante o evento também houve apresentação do Coral Masculino ABC, de músicas sacras.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação