19/05/2010 14h53 | por Cleuza Carvalho
A Assembleia Legislativa promoveu nesta quarta-feira (19), no Plenarinho da Casa, palestras sobre “Marketing Político Digital – Eleições – 2010”. Proposição do deputado Felipe Lucas (PPS), as palestras tiveram como tema principal marketing político na internet. Os palestrantes do evento foram Eilor de Almeida Marigo, empresário que atua a 28 anos na área e, desde 95 dá consultoria em Tecnologia da Informação (TI) e Cláudio Torres, consultor em publicidade on-line e mídias sociais.O enfoque principal das palestras foi o trabalho dos candidatos para as eleições deste ano, voltado principalmente à base eleitoral dos deputados estaduais, que são os municípios paranaenses. Os palestrantes destacaram a importância do meio digital para a aproximação com a sociedade, através dos “nativos digitais”, aproximadamente 28 milhões de eleitores em 2010, na faixa de 18 e 24 anos, e que correspondem a 18% do eleitorado brasileiro.Segundo Cláudio Torres, o candidato precisa se relacionar com esse eleitor digital, obedecendo algumas regras básicas do meio, tais como: entendendo que quem dita as regras é o internauta; que a interação nesse meio deve ser consentida; estabelecendo o seu público alvo (rede de pessoas); respeitando a experiência do internauta através de site de fácil navegação e, especialmente, o princípio básico da comunicação, que todas as pessoas querem ser ouvidas e, consequentemente, precisam de um canal para que se manifestarem.O evento, aberto ao público, contou principalmente com a participação de funcionários da Casa.