Liderança do Governo

21/09/2009 17h33 | por Luiz Filho/Zé Beto Maciel/Francisco Vitelli / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@luizromanelli.com.br / (41) 9648-1104/(41)9241-24
O prefeito de Siqueira Campos, Luiz Antonio Liechocki (PMDB), adiantou nesta segunda-feira (21) ao deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, que a cidade do Norte Pioneiro vai inaugurar nesta sexta-feira (25) a primeira fábrica de robótica do Paraná. Os investimentos ultrapassam a R$ 4 milhões. A fábrica tem mais de dois mil metros quadrados.“Esse é o resultado de um trabalho conjunto, uma parceria entre a prefeitura, empresários e o Governo do Estado e que visa, além de geração de empregos, uma nova perspectiva de desenvolvimento para Siqueira Campos”, disse Romanelli.O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu), financiou a construção de quatro barracões para a instalação da fábrica. A prefeitura doou o terreno, e fez as benfeitorias como as ligações de água e esgoto. Coube a Brasil Robótica entrar com os equipamentos e com o treinamento de funcionários. Os investimentos realizados pela Sedu passam dos R$ 946 mil.BASE TECNOLÓGICA - “É uma empresa nacional de alta tecnologia que se instala na cidade, trazendo conhecimento e capacitação para a classe trabalhadora. É o início de uma nova realidade para a comunidade. Essa é a primeira de outras empresas que abre um novo leque de oportunidades para empresários e profissionais, gerando mais emprego e renda para a cidade”, reforçou Liechoki.O prefeito Luiz Liechocki disse ainda que a empresa reforça ainda mais a proposta instalar um centro de formação tecnológica em Siqueira Campos. “Temos uma parceria com a Brasil Robótica para o treinamento dos funcionários. Alguns serão encaminhados para treinamentos em outros estados para complementarem seus treinamentos”, disse. “O ideal seria se tivéssemos um centro de formação tecnológica já visando a expansão do setor nos próximos anos. Antes do projeto, a prefeitura fez uma pesquisa com os jovens e levantou que 80% deles queriam investimentos em ensino técnico e superior. Com a instalação da fábrica, os profissionais formados nestes cursos terão oportunidade de emprego no próprio município”, completou. ESTRUTURA – A fábrica é composta por quatro blocos, cada um dos barracões vai abrigar um bloco de operações da fábrica. No administrativo ficam a recepção, espera e direção, além de salas de reunião e treinamento, de vendas, de software, de recursos humanos e de engenharia mecânica. Outro bloco conta com salão para abrigar os departamentos de usinagem, calderaria e chaparia, bem como sala de controle de qualidade e almoxarifado.No bloco de fabricação serão instalados showroom, salão para montagem, teste e expedição, laboratório eletrônico e salas de supervisão e treinamento. O quarto bloco abriga refeitório e enfermaria. A área total dos quatro barracões será de 2.024,08 m².EXPORTAÇÃO – Na indústria serão desenvolvidos e fabricados robôs industriais e periféricos, como esteiras para locomoção e dispositivos de seguranças. O material será vendido em sua maioria para empresas automotivas, lavanderias industriais e de bebidas. Parte da produção será exportada para a América Latina, principalmente para os países do Mercosul. “Nossa meta é garantir 5% do capital nacional no primeiro ano de funcionamento da fábrica, com faturamento de R$ 8 milhões, e em quatro anos pretendemos ampliar esse valor em seis vezes”, revela o diretor da Brasil Robótica, Sidnei Bueno.Bueno afirma que os robôs serão utilizados para atividades insalubres das indústrias em que há riscos para a saúde do trabalhador. “Em soldagem, os funcionários estão sujeitos a queimaduras e respiração de gases prejudiciais, podendo adquirir doenças graves. Com o robô, estes problemas serão evitados e os funcionários poderão ser remanejados para área com mais segurança, como armazenagem, e mais criativas dentro da empresa”, finaliza.