Liderança do Governo

17/09/2009 15h37 | por Francisco Vitelli/Zé Beto Maciel / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@luizromanelli.com.br / (41) 9648-1104/(41)9241-2401/(41)3350
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, destacou nesta quinta-feira (17), na cidade de Paranavaí, mais um recorde paranaense na geração de empregos – o Estado alcançou a marca 61.870 empregos, dos quais 14.437 foram gerados em agosto – e reafirmou a referência nacional que o Paraná conquistou na retomada do crescimento.“O Produto Interno Bruto nacional deve crescer 1% este ano e a projeção para 2010 é de 5%. Superamos a crise financeira e voltamos a crescer. Neste quesito, o que cabe destacar é que em praticamente todas as áreas o crescimento do Paraná é superior à média nacional. Se isso significa alguma coisa é que está comprovado o acerto das políticas públicas e de desenvolvimento do governo estadual”, disse Romanelli ao acompanhar o governador Roberto Requião na entrega de 65 ônibus aos prefeitos das cidades da região Noroeste. Romanelli lembrou que o Paraná está fechando um ciclo de boa venturança firmada na proposta do governador Requião de manter, mesmo no ano de crise, os investimentos públicos nas áreas sociais e de desenvolvimento. “Hoje, o balanço que pode ser feito é o seguinte: se o Brasil superou a crise em relativamente pouco tempo e se o Paraná apresenta índices tão expressivos, é porque o caminho apontado, de apostar no desenvolvimento, estava correto”, disse. ECONOMIA - O deputado elencou uma série de índices econômicos que comprovam a pujança paranaense no cenário nacional. Ele citou o crescimento de 15,3% da produção industrial paranaense em julho que superou de longe a média nacional de 2,2%. “São Paulo registrou crescimento de 1,4% e Minas Gerais e Rio de Janeiro, 1,8%. Isso mostra uma grande capacidade de reação aos desafios postos pela crise. Mostra também que as políticas do governo federal encontram no Paraná as condições mais favoráveis”.A produção industrial, segundo Romanelli, é um excelente termômetro para se avaliar o estado geral de uma economia. A indústria se alimenta de matéria-prima e sua produção alimenta o comércio. “Quando a indústria cresce, a economia em seu conjunto floresce. O crescimento industrial do Paraná é um indício seguro de que a economia estadual no seu todo vai bem”. Outro dado lembrado por Romanelli está no volume de vendas do comércio varejista paranaense que apresentou crescimento de 6,3% em junho, resultado superior ao registrado pelo comércio varejista brasileiro, cujo crescimento do volume de vendas atingiu 5,6%. “No acumulado de janeiro a junho de 2009, as vendas do setor no Paraná aumentaram 4,5%, também acima do resultado nacional”, disse. EMPREGOS - Mesmo com a estiagem e a temporada de chuvas prolongadas, Romanelli ainda apontou a produção dos 25,28 milhões de toneladas de grãos da safra paranaense de 2008/2009 – o que correspondeu a 18,9% da produção nacional. “Todos esses dados da safra e do comércio varejistas são do IBGE e, portanto, totalmente isentos na sua averiguação”. “Nós vamos chegar ao período de compras do final do ano. E as lojas, shoppings e supermercados paranaenses apontam a abertura de 9,2 mil novos postos de trabalhos somente nesse período. Acredito que o Paraná vai ultrapassar a marca de 800 mil empregos gerados durante os sete anos do governo Requião. É uma marca histórica, sem precedentes”, disse.REDUÇÃO DE IMPOSTOS - Romanelli destacou ainda que das 218 mil empresas de pequeno porte no Estado, 172 mil (78%) são isentas ou têm redução do ICMS e que a minirreforma tributária, que reduziu de 25% para até 12% o ICMS de 95 mil itens de consumo popular, provocou uma deflação de 0,83% na média de preços de todos os produtos. “Vou concluir citando dois índices: o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que coloca o Paraná como o segundo estado mais desenvolvido do país, atrás apenas de São Paulo. O índice leva em conta os fatores Saúde, Educação, Crescimento, Emprego e Renda. No quesito Saúde, o Paraná está em primeiro lugar. Em Emprego e Renda, estamos entre os quatro melhores. Em Educação, entre os cinco melhor colocados”, disse Romanelli aos prefeitos. “E temos ainda o Índice Ipardes de Desempenho Municipal do Paraná que mostra o aumento da qualidade de vida de todos os 399 municípios do Paraná em três áreas: trabalho e renda, saúde e educação”, completou.