Liderança do Governo

17/09/2009 10h01 | por Luiz Filho/Zé Beto Maciel/Francisco Vitelli / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-412
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (16) indicação do deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo no legislativo, ao governador Roberto Requião que determine estudos no sentindo de viabilizar a declaração de utilidade pública, para fins de desapropriação, do terreno ocupado pela Upes (União Paranaense de Estudantes Secundaristas) em Curitiba. “Trata-se de um imóvel histórico ocupado pela Upes e que é assediado pela especulação imobiliária no bairro Juvevê, em Curitiba. Por erros da gestão anterior, o imóvel foi vendido por R$ 7 mil sem a aprovação dos estudantes em assembléia geral”, disse.Desde então, segundo ainda Romanelli, a Justiça vem dando a reintegração de posse aos pretendentes do imóvel o que culminou em agosto com a demolição da sede da entidade e a resistência dos estudantes que passaram a acampar no local. “A Upes está lá há 40 anos e iniciou agora uma campanha para a reconstrução da sede. Não é justo a entidade perder esse imóvel para interesses imobiliários”, disse Romanelli.Na indicação aprovada pelo legislativo, Romanelli sugere que a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria do Estado da Administração viabilizem estudos visando a desapropriação do imóvel e seu repasse a Upes. “O terreno de 286 metros quadrados está localizado na rua Marechal Mallet, 250, em Curitiba. O imóvel pertence historicamente há cerca de 40 anos, mas, devido ao impasse jurídico, desde 2007 foram cortadas as ligações de luz e água do imóvel, e recentemente uma reintegração de posse desalojou os secundaristas da sua estrutura de atendimento e de organização no Estado”, diz a indicação.Apesar dos diversos movimentos da sociedade, continua a indicação, a sede da Upes foi demolida agora em agosto. A entidade, através de suas lideranças, montou um acampamento no local e iniciou uma campanha pela reconstrução da sede. A declaração de utilidade público do imóvel e mesmo sua desapropriação, e posterior repasse à entidade, finalizará todo o imbróglio jurídico que se criou sobre o mesmo.“Temos que reconhecer que foi no governo do PMDB que o prédio da UPE (União Paranaense dos Estudantes) foi devolvido a entidade e temos que reconhecer também a grande luta dos secundaristas pela educação de qualidade e pelos avanços sociais conquistados pelo Paraná nos últimos anos. Os estudantes são os primeiros parceiros nesta luta pela retomada do desenvolvimento no Paraná”, completou Romanelli.