Liderança do Governo

05/08/2009 17h01 | por Luiz Filho/Zé Beto Maciel/Francisco Vitelli / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-412
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, comunicou nesta quarta-feira (5) as prefeituras de Bandeirantes, Cornélio Procópio e São Jerônimo da Serra que o Ministério da Saúde vai investir R$ 4,1 milhões para construção de três Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas (Upas). Cada unidade terá 700 metros quadrados.“Além da implantação das unidades, ao custo em média de R$ 1 milhão cada, as cidades vão receber do governo federal R$ 350 mil em equipamentos e R$ 200 mil mensais de apoio para manutenção dos serviços nas cidades. É um grande avanço no sistema integrado, que vai ampliar o atendimento médico de qualidade, principalmente apara casos de emergência”, destacou Romanelli. Os municípios escolhidos para instalação destas unidades são aqueles que já possuem o serviço do Samu em operação, já que estes centros, além de oferecerem atendimento clínico, servirão também de porta de entrada para urgência e emergência na região de abrangência. As Upas 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e os hospitais e compõe uma rede organizada de atenção às urgências. O objetivo é prestar um atendimento qualificado aos pacientes com quadros agudos de natureza clínica e prestar o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e dando encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.