Liderança do Governo

25/03/2009 17h59 | por Zé Beto Maciel/Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-4120 / www.luizr
Deputados do PMDB, PT, PSDB, PTB, PR, PMN, PP, PV e PDT destacaram nesta quarta-feira (25) o desempenho do governador Roberto Requião na pesquisa do Instituto Datafolha na qual é classificado como o quarto governador mais popular do país. “O resultado é natural e reflete as políticas públicas implantadas desde 2003 e que se revelam agora, mais do que positivas, no enfrentamento da crise econômica”, disse o deputado Waldyr Pugliesi, líder do PMDB na Assembleia Legislativa. Pugliesi lembra que ao assumir novamente o Governo do Estado, em janeiro de 2003, Requião adotou uma política fiscal diferenciada para atender aos micros e pequenos empresários do Paraná. “Requião trocou, na prática, impostos por emprego. Hoje, das mais de 242 mil empresas que atuam no Estado, mais de 172 mil são beneficiadas pela isenção e a redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, disse. MEDIDAS - O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), já esperava o que considerou de “ótimo desempenho” do governador Requião. “Além das políticas públicas nas áreas sociais, fiscal, de educação, saúde e assim por diante – todas com bons resultados e referencias no país -, todos sabem que Requião reduziu para zero os investimentos em propaganda nos últimos dois anos”, disse Romanelli.“Além disso, Requião tem um caráter forte, de enfrentamento, e não tergiversa na defesa do interesse público. Com a devida proporção do impacto que podem causar medidas e posições como essas na opinião pública, o quarto lugar está bem mais perto do primeiro”, completou.SAÚDE/EDUCAÇÃO - O deputado Jocelito Canto preferiu destacar os investimentos de Requião na área de saúde. “O povo quer que o governo cuide da segurança e da saúde. Isso o Requião vem fazendo. Este governo foi o único a ter coragem de construir o Hospital Regional de Ponta Grossa - o maior patrimônio da saúde nos Campos Gerais. Uma obra que agora chega a R$ 50 milhões em investimentos.” O líder do PT, deputado Péricles Mello, pontuou os investimentos na educação pública que garantem o respaldo popular do governador. “Estamos numa escalada da valorização escola pública e do professor. O Paraná faz desse referencial sua marca porque aplica 30% de suas receitas em educação”, disse.“É um elevado índice de aprovação que reflete a seriedade e a transparência do governo Requião e o grande número de obras e programas voltados aos interesses das maiorias sociais. Esses motivos levaram a bancada do PT a apoiar e defender o governo de Requião desde o seu início”, completou.EMPREGOS - O deputado Chico Noroeste (PR) preferiu destacar o desprendimento de Requião ao atender continuamente todos 399 municípios do Paraná. “Requião não discrimina prefeitos, não importa os partidos, investe pesadamente nos municípios. Tenho o exemplo da minha cidade, Foz do Iguaçu, que tem um prefeito do PDT reeleito e que recebe investimentos nas áreas de saúde, educação, entre outras”, disse. O deputado Francisco Buhrer (PSDB) destacou a geração de empregos “como mais do que positiva” e que reflete na boa avaliação da população. “Paraná é o estado que mais gera empregos no país. Em fevereiro, por exemplo, foram gerados no Estado 2.494 das 9.179 vagas geradas em todo país. Nos últimos seis anos, o Paraná gerou mais de 670 mil empregos e pode chegar a um milhão em oito anos”. PROGRAMAS - Já o deputado Duílio Genari (PP) acredita que o desempenho apontado pelo Datafolha é resultado do governo social implementado por Requião. “Independente de pesquisa, a gente sente em todo o Paraná uma aprovação muito grande deste governo que sempre defendeu o interesse da população”, disse.Os deputados Doutor Batista (PMN), Augustinho Zucchi (PDT), Rosane Ferreira (PV) também destacaram a avaliação positiva de Requião e citaram como exemplo as políticas sociais como os programas Leite das Crianças, Luz Fraterna, Tarifa Social de Água, Trator Solidário, entre outros.