Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

28/10/2008 16h59 | por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu/Casemiro Linarth/Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.
O PMDB é o partido mais vitorioso nas eleições municipais de outubro de 2008. A avaliação é do deputado Luiz Claudio Romanelli, vice-presidente da legenda no Paraná, que se encontrou neste domingo (26) com o presidente nacional do partido, deputado Michel Temer, em Curitiba. “Elegemos o maior número de prefeitos e o maior número de vereadores. E mais fizemos o maior número de votos deste país. Tanto no plano nacional, quanto no estadual”, disse Romanelli. No plano nacional, o PMDB elegeu 1.351 prefeitos, 8.493 vereadores e 18.460.548 votos. No Paraná, o partido elegeu 138 prefeitos, 121 vice-prefeitos e 753 vereadores. Ao executivo, por exemplo, o PMDB teve 237 candidatos no Paraná e elegeu 58% deles – o maior percentual comparado ao PSDB que teve 95 candidatos na disputa e elegeu 41% deles.“Em termos de Brasil, o PMDB fez 18.460.548 votos, o PT fez 16.520.844 votos, o PSDB fez 14.477.870 votos e, em 4º lugar, os Democratas fizeram 9.320.626 votos, ou seja, metade do que o fez PMDB. O PMDB fez 1.351 prefeitos eleitos e em quinto lugar está o Democratas, com 499 prefeitos. O PMDB fez 8.493 vereadores eleitos e o Democratas fez 4.813”, avaliou Romanelli. Romanelli disse que o resultado das urnas credencia o PMDB a polarizar as eleições de 2010 quando serão eleitos os novos governadores, o presidente da República e vice, 30 deputados federais e 54 deputados estaduais. “O PMDB vai governar mais de 30 milhões de pessoas, é o grande vitorioso e com peso eleitoral muito grande nas pequenas cidades, as que decidam as eleições, tanto no plano estadual quanto no nacional”.“O fato é que os resultados da eleição demonstram a vitalidade do PMDB. Conversei com o presidente nacional, deputado Michel Temer, que apontou essa vitalidade do partido. O PMDB continua um partido muito vigoroso e sempre vinculado aos interesses nacionais, ao interesse público e aos partidos que têm história de luta a favor da população”, completou Romanelli.