Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

01/09/2009 18h03 | por Luiz Filho/Zé Beto Maciel/Francisco Vitelli / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-412
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, disse nesta terça-feira (1º de setembro), que a nova modalidade de licitação de obras criada pelo governo estadual vem dando mais agilidade na contratação de obras para a reforma e reparos das escolas estaduais. “As reformas, pequenos reparos foram licitados através do registro de preço, divididos por lotes, através dos núcleos regionais de educação. São R$ 123 milhões já licitados para este fim”, disse Romanelli.“No Norte e Norte Pioneiro temos 267 escolas divididas em cinco núcleos regionais e dessas, somente em agosto, foram encaminhadas 40 pedidos para a Secretaria de Educação. No total, são atendidos 133,8 mil estudantes com as obras que serão contratadas através da modalidade registro de preço”, completou.Essa modalidade – disse Romanelli - garante rapidez no atendimento na contratação e execução das obras. “Os preços das empresas já estarão registrados e a contratação será imediata, a partir do encaminhamento da Secretaria de Educação e a aprovação do governador Requião”. O registro de preço é uma licitação para um lote de serviços, por até 12 meses, para futura contratação. Os preços ficam registrados e o Estado ganha em economia de escala e agilidade, pois evita fazer uma licitação para cada obra.INVESTIMENTOS - Desde 2003, o governo Requião investiu mais de R$ 750 milhões em reparos, reformas, ampliações e manutenção nas escolas da rede pública. Os valores incluem os repasses por meio do fundo rotativo, recursos disponibilizados mensalmente a todas as escolas da rede estadual para compra a materiais e pequenos consertos.O governo investe todos os anos 30% de seu orçamento para a educação, em 2009 houve um aumento de 25% em relação a 2008, de R$ 2,67 bilhões para 3,36 bilhões. Somente para a educação básica, R$ 268 milhões serão destinados à construção de 100 novas escolas, 465 salas de aula, 233 casas de zelador e 535 quadras cobertas. A Secretaria de Educação construirá ainda 12 centros de educação básica e profissional e 13 centros de educação profissionais. No total, entre 2009 e 2010, serão licitadas 2,6 mil obras de grande porte, com valor acima de R$ 100 mil. A meta é que até o final de 2010 todas as escolas estejam em boas condições.