Liderança do Pmdb – Deputado Waldyr Pugliesi

24/04/2008 17h41 | por
As comunidades surgiram a partir da colonização do Vale do Ivaí no final da década de 1920 e início da década de 1930, informou o líder do PMDB, deputado Waldyr PugliesiO deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembléia Legislativa, cumprimentou nesta quinta-feira (24), os moradores de Jardim Alegre e Rio Bom pela festa de 44 anos de emancipação política dos municípios, que serão comemorados na próxima segunda-feira (28). “São duas comunidades muito progressistas e que tem histórias semelhantes. Os povoados surgiram a partir da colonização do Vale do Ivaí, no final da década de 1920”, informou Pugliesi.O município de Jardim Alegre, criado pela lei estadual nº 4.859 de 28 de abril de 1964, começou ser formado em 1929, com a fundação de uma empresa imobiliária que deveria colonizar a região. A ocupação efetiva do local teve início em 1939, com a derrubada das matas e início do cultivo do solo.No início o povoado foi denominado Patrimônio Três Machados, mais tarde passou para Patrimônio Rancho Alegre e finalmente Jardim Alegre. A cidade, com uma população estimada em 14 mil habitantes, têm na agricultura sua principal fonte econômica. O município possui ainda diversas cachoeiras e represas de águas cristalinas, cujas imagens podem ser conferidas no site da prefeitura: www.jardimalegre.pr.gov.br.Rio Bom – A mesma lei que criou o município de Jardim Alegre, criou o município de Rio Bom. A comunidade, que começou a ser formada em 1933, abriga hoje uma população estimada em quatro mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).A agropecuária é a principal atividade econômica de Rio Bom, município localizado há cerca de 420 quilômetros de Curitiba. O nome do povoado é originário da Colonizadora Rio Bom, que desbravou as terras onde está localizado o povoado atualmente. As comemorações da emancipação política de Rio Bom estão programadas de 25 a 28 de abril.Mais informações sobre a comunidade e a programação dos festejos no site da prefeitura: www.riobom.pr.gov.br.