Lideranças de Londrina querem resolver impasse sobre a duplicação do último trecho da PR 445

01/09/2023 14h35 | por Assessoria Parlamentar

Dirigentes de entidades, os deputados estaduais Tercilio Turini e Tiago Amaral e o prefeito Marcelo Belinati se reuniram na tarde de quinta-feira (31) para avaliar o problema.Créditos: Divulgação

Lideranças políticas e empresariais de Londrina vão conversar com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, para esclarecer e resolver o impasse sobre a licitação do último trecho da duplicação da PR 445, de Lerroville a Irerê. Existe grande preocupação de a obra ser deixada para a concessão de rodovias como obrigação da futura concessionária do Lote 3. Dirigentes de entidades, os deputados estaduais Tercilio Turini e Tiago Amaral e o prefeito Marcelo Belinati se reuniram na tarde de quinta-feira (31) para avaliar o problema.

"Sabemos que o governador Ratinho Junior quer concluir a duplicação da PR 445 com recursos próprios, ele já declarou isso aqui em Londrina diversas vezes. As informações apontam que os projetos estão prontos e o Governo do Estado tem capacidade financeira. Mas se o edital não for lançado o mais rápido possível, antes do leilão do Lote 3 programado para o primeiro trimestre de 2024, o governo estadual deve ficar impedido de investir na obra porque a rodovia estará sob responsabilidade da futura concessionária", disse o deputado Turini. Na semana passada, o secretário informou em entrevista à imprensa que a obra realmente pode ficar para a concessão.

Na reunião na Prefeitura, o deputado Tiago Amaral fez contato e pediu a Sandro Alex para receber representantes de Londrina na próxima semana. "Vamos para Curitiba saber o que está acontecendo. Quais são os entraves e como podemos resolvê-los", afirmou o prefeito Marcelo Belinati. "Essa é a obra mais importante para a segurança das pessoas na rodovia e o desenvolvimento de Londrina. É o caminho para Curitiba, Porto de Paranaguá, litoral e outros estados do Sul. São décadas de luta pela duplicação da PR 445 e contamos com o apoio do governador", ressaltou Tercilio Turini.

No dia 8 de agosto, o deputado Turini aprovou requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná pedindo ao secretário Sandro Alex os seguintes esclarecimentos: já estão prontos todos os projetos para duplicação dos 23 quilômetros entre os distritos de Lerroville e Irerê? Quando será aberta a licitação para execução da obra? Existe algum impedimento legal ou orçamentário para abertura da licitação? Se a concessão do Lote 3 for concretizada, com delegação à iniciativa privada da responsabilidade da PR 445, o Governo do Estado poderá dar prosseguimento ao compromisso de bancar a duplicação do trecho final da rodovia? O parlamentar londrinense aguarda a resposta para os próximos dias.

Participaram da reunião: vice-prefeito João Mendonça, presidentes da Sociedade Rural do Paraná Marcelo El Kadri, do Clube de Engenharia e Arquitetura Decarlos Manfrin, do Fórum Desenvolve Londrina Nicolás Mejia, vice-presidente do Sinduscon Gerson Guariente Junior, ex-prefeito de Cambé João Pavinato e coordenadora regional da Casa Civil Sandra Moya.