Lideranças discutem Contorno Leste de Londrina com ministro da Infraestrutura nesta quarta-feira (21)

21/06/2023 10h19 | por Assessoria Parlamentar

"Vamos mostrar ao ministro Renan Filho que o Contorno Leste ainda pode ser incluído nos editais de licitação do Lote 3 ou do Lote 4, que estão em análise no Tribunal de Contas da União e só devem ir a leilão no ano que vem", destaca o deputado Tercilio Turini (PSD), um dos articuladores da mobilização.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Lideranças políticas e empresariais participam nesta quarta-feira (21) de audiência com o ministro da Infraestrutura, Renan Filho, para reivindicar a inclusão do Contorno Leste de Londrina como obrigação das futuras concessionárias do Lote 3 ou Lote 4 - que abrangem rodovias da região. O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) e o deputado federal Diego Garcia (que agendou a reunião às 18h30 em Brasília) ressaltam que a obra é estratégica para desafogar o trânsito urbano e salvar vidas, ampliar a logística de transporte e reforçar a infraestrutura de desenvolvimento econômico.

"Vamos mostrar ao ministro Renan Filho que o Contorno Leste ainda pode ser incluído nos editais de licitação do Lote 3 ou do Lote 4, que estão em análise no Tribunal de Contas da União e só devem ir a leilão no ano que vem. No período das audiências e consulta públicas, em 2021, protocolamos documentos apontando a necessidade e a viabilidade da obra para Norte, Norte Pioneiro e outras áreas do Paraná. Vamos insistir que Londrina e região não estão contempladas o suficiente pelo tanto que já pagaram de pedágio e vão continuar pagando", destaca o deputado Tercilio Turini, um dos articuladores da mobilização.

A proposta do Contorno Leste é ligar a PR 445 até a BR 369, criando um eixo rodoviário para tirar o tráfego da Via Expressa e Avenida Brasília, reduzindo risco de acidentes e mortes na área urbana. Também vai facilitar a ligação de Ibiporã, Jataizinho, Cornélio Procópio e Norte Pioneiro com Tamarana, Mauá da Serra e Vale do Ivaí. O Contorno Leste abre ainda caminho para acesso de cargas ao Aeroporto, ampliando perspectivas de investimentos em toda a região.

Além de Tercilio Turini e Diego Garcia, participam da audiência no Ministério de Infraestrutura o prefeito Marcelo Belinati, representantes de entidades empresariais, os deputados estaduais Cobra Repórter, Tiago Amaral e Evandro Araújo, a deputada federal Luísa Canziani e demais parlamentares da região, presidente da Câmara Emanoel Gomes, vereadora Lu Oliveira, vereadores Nantes e Eduardo Tominaga, secretários municipais e outras lideranças.