Líderes políticos debatem desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba

10/04/2017 16h08 | por Kharina Guimarães
((Descrição do áudio))

Os desafios para o desenvolvimento integrado dos 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba foram discutidos nesta segunda-feira (10) durante reunião ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – a Assomec. O encontro realizado na Assembleia Legislativa do Paraná contou com a participação de deputados estaduais, do secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), de prefeitos e de vereadores.

A região no entorno da capital do estado concentra mais de três milhões de habitantes representados por quase 400 autoridades eleitas que tem como objetivo aumentar a qualidade de vida da população. Segundo o presidente da associação e prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, o desafio é promover o diálogo para efetivar políticas públicas para a região.

Sonora

O deputado Francisco Buhrer (PSDB) afirmou durante a reunião que a troca de experiências é o melhor caminho para superar as dificuldades.

BG

O secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, ressaltou que o Governo Beto Richa tem prezado pelo diálogo constante com os municípios para a definição de metas de desenvolvimento. Rossoni aproveitou para alertar os prefeitos que a dificuldade em conseguir recursos vai exigir uma nova postura dos administradores municipais.

BG

Para o prefeito de Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa (PMDB), este é o momento de priorizar projetos coletivos para garantir a adoção de politicas públicas que contribuam com toda a região, independentemente das características de cada município.

Sonora

A primeira demanda será debater o repasse do Imposto Sobre Serviço aos municípios por parte das concessionárias de pedágio. Segundo os prefeitos, os valores permanecem praticamente inalterados nos últimos anos, mesmo com os reajustes nas tarifas. Também participaram da reunião o deputado Guto Silva (PSD), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, e a deputada Cantora Mara Lima (PSDB).

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.