((Descrição do áudio))
A dor de perder uma sobrinha com apenas quatro anos de idade se transformou no combustível de Josefa Schimit para encarar uma luta incansável. A frente da ONG Você Consegue, ela compartilha informações para estimular as doações de medula óssea. Só na conversa e com a ajuda de voluntários, ela já conseguiu mobilizar 300 pessoas em apenas um dia. Agora, a batalha é contra uma portaria do Ministério da Saúde, que limita o número de testes de material genético dos doadores voluntários no Brasil.
O tema foi apresentado na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná na sessão plenária desta segunda-feira (07), por iniciativa do deputado Marcio Pauliki (PDT), que vai reunir entidades para acabar com a limitação.
Sonora
Por determinação do Ministério da Saúde, só podem ser realizados no país pouco mais de 267 mil testes genéticos para identificar a possível compatibilidade entre doadores e pacientes. Em Curitiba, por exemplo, isso representa 200 testes por mês. Já na região de Ponta Grossa são apenas 100 exames. Josefa ressaltou a importância de trazer o tema para a Casa de Leis.
Sonora
A chance de encontrar um doador compatível é de uma em 100 mil nos casos mais simples e pode chegar a uma em 1 milhão em situações mais complexas. Por isso, a importância de acabar com o limite no número de testes e de estimular o cadastro de novos doadores.
Há 20 anos, uma sobrinha de Josefa morreu vítima de leucemia sem conseguir encontrar um doador compatível. Dez anos depois, a doação de medula óssea voltou a ser assunto na vida de Josefa durante uma aula no curso de técnica em radiologia.
Sonora
Para ser um doador de medula óssea basta procurar uma unidade da Rede Hemepar, presente em 22 cidades do estado. O voluntário precisa preencher uma ficha com informações pessoais e assinar um termo de consentimento. Uma pequena quantidade de sangue é retirada para análise. Os dados ficam armazenados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, que comunica os voluntários em caso de compatibilidade.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.