Livro de Nani Gois reconta passo a passo a construção do MON Lançamento aconteceu na terça-feira (24) e contou com a presença do presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), e do 2º secretário, Gilson de Souza (PSC).

25/09/2019 11h01 | por Vanderlei Rebelo
Fotógrafo da presidência da Alep, Nani Góis, lança livro que resgata a história da construção de um dos mais importantes museus do país.

Fotógrafo da presidência da Alep, Nani Góis, lança livro que resgata a história da construção de um dos mais importantes museus do país.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Fotógrafo da presidência da Alep, Nani Góis, lança livro que resgata a história da construção de um dos mais importantes museus do país.

Presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou do lançamento do livro do fotógrafo Nani Góis que contra a história da construção do Museu Oscar Niemeyer (MON). Créditos: Dálie Felberg/Alep

Presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou do lançamento do livro do fotógrafo Nani Góis que contra a história da construção do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Segundo secretário da Alep, deputado Gilson de Souza (PSC), participou do lançamento do livro do fotógrafo Nani Góis que contra a história da construção do Museu Oscar Niemeyer (MON). Créditos: Dálie Felberg/Alep

Segundo secretário da Alep, deputado Gilson de Souza (PSC), participou do lançamento do livro do fotógrafo Nani Góis que contra a história da construção do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Deputado Romanelli recebe do fotógrafo Nani Gois um exemplar do livro que retrata a construção do Museu Oscar Niemeyer.Créditos: Eduardo Matisiak

Deputado Romanelli recebe do fotógrafo Nani Gois um exemplar do livro que retrata a construção do Museu Oscar Niemeyer.

O repórter fotográfico Nani Góis lançou nesta terça-feira (24) o livro O Olho de Curitiba, retrato dos 185 dias de construção do Museu Oscar Niemeyer (MON). Com quase 200 fotografias, selecionadas entre mais de três mil imagens, o livro faz um relato minucioso do cotidiano dos trabalhadores, da pedra fundamental ao arremate final da obra que se tornaria um marco iconográfico da capital paranaense.

“Eu me considero um privilegiado por fazer parte deste grande ex-elefante que se chama MON”, diz Góis no texto de introdução, numa referência ao “elefante branco” que havia se tornado o antigo prédio inaugurado em 1967, em pleno regime militar, para sediar órgãos administrativos do Estado.

Em 2001, o então governador Jaime Lerner decidiu que a edificação – projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer – poderia ser reaproveitada. Conversou com o próprio Niemeyer, que concebeu o projeto do Novo Museu, nome de batismo do MON, inaugurado em 22 de novembro de 2002.

Nani Góis foi testemunha privilegiada dos seis meses de obras: suas lentes registraram cada uma das fases do trabalho, “viu e fotografou cada detalhe desta metamorfose de um prédio de secretarias estaduais no maior museu da América Latina”, como diz o jornalista Nilson Monteiro, responsável pela edição do livro e amigo do próprio Nani há quase 50 anos.

“Este livro do Nani expressa em imagens o trabalho que dá forma ao sonho”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), presente à cerimônia de lançamento do livro, à qual compareceram o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o segundo secretário da Alep, deputado Gilson de Souza (PSC), a diretora do MON, Juliana Wosnika, outras autoridades e amigos do fotógrafo.

Na Alep - O lançamento do livro também foi destaque na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (25). O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Casa, recebeu das mãos do repórter fotográfico Nani Góis o livro durante a sessão nesta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa. “O livro do Nani é muito mais do que um registro de fotos das obras do MON, é um livro histórico que deve ser levado às bibliotecas e escolas de todo o Paraná”, afirmou Romanelli.

Com 37 mil m² de área construída e 17 mil m² de área de exposição, o MON tornou-se um dos mais importantes museus da América Latina e atrai visitantes de todo o mundo.

Perfil - Paranaense de Sertanópolis, 67 anos, Nani Góis é reconhecido como um dos maiores repórteres fotográficos do país – várias de suas fotos foram capa da revista Veja no período áureo da publicação, nos anos 1980-90.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação