Livro sobre a história do Paraná será lançado na Assembleia

26/04/2012 15h25 | por Nádia Fontana
No próximo dia 14 de maio ocorre no Plenário da Assembleia Legislativa o lançamento do livro “A Primeira República das Américas”, de autoria do ex-prefeito de Guarapuava e ex-deputado Nivaldo Krüger. Requerimento de autoria do deputado Caíto Quintana, líder do PMDB, propondo o evento, que será realizado durante o Grande Expediente da sessão ordinária, que inicia às 14h30, foi aprovado na última quarta-feira (25).
“O autor faz um minucioso estudo histórico, demonstrando a ocupação espanhola do território hoje paranaense, naquele período. Realmente, uma obra que vale a pena ler e conservar”, afirma Quintana, na justificativa do requerimento. O parlamentar conta ainda que a obra remonta a aspectos da Primeira República das Américas, fundada pelos jesuítas às margens do Rio Ivaí, entre 1610 e 1640, quando os jesuítas foram expulsos pelos bandeirantes.
O autor – Nivaldo Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mas mora com a família em Guarapuava desde a adolescência. Foi vereador, prefeito de Guarapuava durante três mandatos, deputado estadual, deputado federal e senador da República (2003) pelo estado do Paraná. Além disso, exerceu outras funções públicas como presidente da Sanepar e da Paraná Ambiental. Foi fundador da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG), e da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). É autor de vários livros, além de inúmeras teses e artigos sobre o desenvolvimento do municipalismo e sobre a história do Paraná.