Livro sobre filosofia é lançado na Assembleia "Mas afinal, para quê, então, Filosofia?”, do professor Fausto dos Santos Amaral Filho, busca compreensão do indivíduo a partir da obra de Platão

25/10/2019 18h39 | por Thiago Alonso
O livro "Mas afinal, para quê, então, Filosofia?”, do professor Fausto dos Santos Amaral Filho, lançado na Alep, busca compreensão do indivíduo a partir da obra de Platão

O livro "Mas afinal, para quê, então, Filosofia?”, do professor Fausto dos Santos Amaral Filho, lançado na Alep, busca compreensão do indivíduo a partir da obra de PlatãoCréditos: Orlando Kissner/Alep

O livro "Mas afinal, para quê, então, Filosofia?”, do professor Fausto dos Santos Amaral Filho, lançado na Alep, busca compreensão do indivíduo a partir da obra de Platão

Para o professor Fausto dos Santos Amaral Filho, as indagações é que importam. “Na filosofia, a elaboração de perguntas é melhor que a busca de respostas definitivas”, disse. Esta é a premissa do livro “Mas afinal, para quê, então, Filosofia? Uma leitura do Górgias de Platão”, que ele lançou na tarde desta sexta-feira (25) no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A proposição do evento foi do primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Amaral Filho explicou que o livro promove um diálogo com a obra de Platão e, a partir da interpretação desta, procura compreender o papel da filosofia tanto para a formação do indivíduo quanto para a constituição da sociedade. “O título já é uma pergunta. A partir de Platão, indago qual vida vale a pena ser vivida. Esta é uma pergunta muito atual”, comentou.

A obra apresenta a filosofia como um modo próprio do existir, uma reflexão intrinsecamente ligada à vida. Com base nisto, o livro busca auxiliar o leitor a compreender as possibilidades de uma existência que possa se efetivar para além do pragmatismo hedonista das demandas do dia a dia. Além disso, promove um convite a pensar as maneiras pelas quais podemos produzir o mundo, visando à amplitude dos horizontes pessoais.

Assembleia – Romanelli lembrou que a Assembleia Legislativa é um ambiente plural e, assim como a filosofia, um espaço para pensar e debater. “E nada melhor do que abrir a Casa para o lançamento de um livro que se propõe a debater o papel da filosofia na formação do indivíduo e na constituição da sociedade. Somente com mais pensamento crítico é que teremos indivíduos atuantes nas transformações que a sociedade precisa”, avaliou.

Para o autor, lançar o livro na Casa é uma emoção. “Em nove anos morando em Curitiba, nunca tinha entrado na Assembleia. É um local paradigmático, a casa do povo, então lançar aqui tem um simbolismo muito grande”, comentou Amaral Filho.

O livro "Mas, afinal, para quê, então, filosofia? Uma leitura do Górgias de Platão" é um lançamento da Editora da Universidade Federal da Fronteira Sul. A obra está disponível para download na página da Editora UFFS (https://www.uffs.edu.br). O formato digital pode ser lido em PDF, ePUB ou MOBI. 

O autor – Fausto Dos Santos Amaral Filho é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor adjunto e pesquisador da Universidade Tuiuti do Paraná. Atua principalmente em temas como hermenêutica e educação; crítica da modernidade e educação; epistemologia e educação. É autor de livros como “Platão e a Linguagem Poética” (Argos, 2008) e “Os Filósofos e a Educação” (Argos, 2014).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação