Livro sobre o movimento negro será lançado no Espaço Cultural da Assembleia, na próxima quarta-feira (13)

07/05/2015 16h20 | por Nádia Fontana, com colaboração de Cleverson Lima.
Deputado Romanelli (PMDB).

Deputado Romanelli (PMDB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Romanelli (PMDB).
A trajetória do movimento negro no estado é tema do livro “Paraná Preto”, que será lançado na próxima quarta-feira (13), às 14 horas, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa. Segundo as jornalistas Aline Reis e Maria Carolina Scherner, autoras da obra, a publicação faz um resgate histórico e um registro atual da luta das organizações e lideranças contra o racismo e a invisibilidade social.
“Trata-se de um documento inédito que traça perfis de pessoas afro-brasileiras que vivenciam ou militam no movimento negro paranaense. Figuras emblemáticas que contam suas histórias. Histórias que se entrelaçam formando um cenário que mostra a questão da negritude em todas as suas nuances”, descrevem. O livro, publicado pela Editora Íthala, tem 118 páginas e é resultado de quase dois anos de pesquisa. Foi finalizado em 2012 como trabalho de conclusão da graduação em Jornalismo. Aline e Maria Carolina esperam que a publicação se torne uma fonte de consulta e de pesquisa para estudantes, professores e estudiosos das lutas sociais e militantes do movimento negro.
Contribuição – Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), o lançamento do livro no Espaço Cultural é um momento importante para o Legislativo, que desta forma contribui para a reflexão sobre mais um importante tema. “A Assembleia é um local de debates dos assuntos que estão presentes no dia a dia da sociedade. E questões relacionadas ao racismo e à invisibilidade social, como as relatadas no livro, precisam ser conhecidas, combatidas e rejeitadas com toda a nossa força”, declarou.
O lançamento do livro na Assembleia, com apoio do Cerimonial da Casa, acontece por proposição do deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que sublinha a importância da obra. “É um trabalho de uma singular sensibilidade ao tratar de um tema muito importante para nossa história, mas que ainda é pouco explorado em nosso estado”, destaca. A data escolhida para o lançamento do livro é simbólica, pois há 127 anos, em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinava a Lei Áurea, que traria a liberdade aos negros no Brasil, abolindo a escravidão.