(Descrição do áudio))
O mês de maio é dedicado à conscientização para um trânsito mais seguro. Desde 2014, o Movimento Maio Amarelo mobiliza 178 países na busca pela redução do número de mortes no trânsito e pela convivência pacífica entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A cor não foi escolhida por acaso. O amarelo, de alerta do trânsito, também quer despertar a sociedade para o tema, que será discutido no Programa Espaço da Cidadania desta sexta-feira.
A jornalista Simone Giacometti conversou com a cientista política Vanessa Fontana, que há oito anos teve a coragem de compartilhar a própria história para conscientizar a população. Vanessa é uma vítima do trânsito. Foi atropelada há 26 anos em uma calçada, no Centro de Curitiba, e há oito anos convive com as sequelas do acidente.
Sonora
O Brasil ocupa a quarta posição mundial em mortes no trânsito. Por ano, 600 mil pessoas morrem no País vítimas do trânsito e outras 260 mil ficam com alguma sequela em decorrência de acidente. As principais vítimas são jovens com idade entre 18 e 24 anos. Por isso, Vanessa ressaltou na entrevista a importância do Movimento Maio Amarelo e de outras campanhas.
Sonora
O Programa Espaço da Cidadania vai ao ar nesta sexta-feira (20), às 21h30, pela TV Assembleia, no canal 16 da NET. O programa também pode ser visto na íntegra pelo site da Assembleia, www.alep.pr.gov.br.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.