Maior campeã da história do MMA mundial, Cris Cyborg é homenageada pelo Legislativo Lutadora recebeu menção honrosa da Casa, proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos). Cyborg unificou os cinturões da modalidade em um “Grand Slam do MMA”.

31/05/2022 15h27 | por Trajano Budola
Maior campeã da história do MMA mundial, Cris Cyborg é homenageada pelo Legislativo

Maior campeã da história do MMA mundial, Cris Cyborg é homenageada pelo LegislativoCréditos: Dálie Felberg/Alep

Maior campeã da história do MMA mundial, Cris Cyborg é homenageada pelo Legislativo

Única mulher a conquistar os mais importantes eventos do Mix Martial Arts (MMA), a lutadora Cris Cyborg foi homenageada na tarde desta terça-feira (31) pela Assembleia Legislativa do Paraná. Proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), a menção honrosa é um reconhecimento não apenas pelo destaque mundial no esporte, como pelo engajamento social.

“Cristiane Justino Venâncio é atual campeã peso-pena do Bellator, foi campeã do UFC, Strike Force e Invicta FC, fazendo dela a única a conseguir um Grand Slam do MMA. É considerada por muitos especialistas a maior lutadora de todos os tempos”, afirmou o parlamentar listando os títulos de Cyborg para unificação dos cinturões da modalidade.

“Sou a única mulher que conquistou os grandes eventos e todos os lugares em que venho competindo conquisto meu espaço representando as mulheres. Em minha primeira luta por um cinturão, fora do Brasil, foi o evento mais assistido da história do MMA feminino”, explicou Cris Cyborg sobre a projeção que ela tem hoje no universo das Artes Marciais Mistas.

“Quando não está lutando, mantém o projeto Pink Belt Fitness, espécie de acampamento que reúne meninas para treinar defesa pessoal. Ela também viajou a Uganda, na África, para levar água potável a duas aldeias, uma missão nobre. É ainda madrinha do Hospital Erastinho, referência no tratamento de crianças”, contou o deputado Alexandre Amaro.

Cris Cyborg falou ainda do projeto Nação Cyborg, evento de lutas marciais que traz à tona novos talentos para o esporte, levando pelo mundo o nome do Paraná. “Busco sempre ajudar a comunidade, quero ser campeã nas vidas das pessoas. Fiquei muito emocionada com essa homenagem”, afirmou a atleta.

“Sou do Paraná, fui ao mundo e quero fazer a mudança em meu país também. Quero ajudar e dar oportunidades para novos atletas, formar novos campeões não apenas no mundo da luta, mas também em outras áreas”, disse.

Esporte

Cris Cyborg é curitibana e iniciou sua carreira esportiva aos 12 anos, jogando handball. Pelo bom desempenho nesta atividade, ganhou bolsas de estudo em colégios particulares da capital paranaense. A atleta cursou Educação Física antes de começar a lutar Muay Thai. Fez sua primeira luta de MMA em 2005. Ela reside hoje nos Estados Unidos, país que lhe concedeu cidadania.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação