Mais de 600 estudantes participam de aula e concurso de redação na Assembleia

11/08/2016 17h47 | por Kharina Guimarães

((Descrição do áudio))

O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi transformado mais uma vez em uma grande sala de aula. Mais de 600 estudantes ocuparam os assentos dos deputados, as tribunas de honra e as galerias durante o segundo aulão preparatório para o Enem e o 1º Concurso de Redação da Alep. O projeto “Assembleia no Enem” é uma parceria do legislativo paranaense com o Grupo Eureka e a Secretaria de Estado da Educação.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traino (PSDB), ressaltou que a parceria é uma das iniciativas da Mesa Executiva para aproximar a comunidade do Poder Legislativo.

Sonora

A escolha da redação como tema para a aula de hoje não foi por acaso. Esta etapa do Enem é considerada uma das mais complicadas e desafiadoras para os estudantes. Em 2014, apenas 250 alunos conseguiram a nota máxima na redação e, em 2015, foram apenas 104 candidatos. Para o professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka, as estatísticas revelam que existem falhas nesse processo.

Sonora

Por isso, depois de desenvolverem o texto para o 1º Concurso de Redação da Alep, os alunos participaram de uma aula especial sobre argumentação, apontada pelo professor Marlus como a principal deficiência dos estudantes.

Sonora

Simultaneamente ao trabalho desenvolvido no plenário, alunos do ensino médio de 132 colégios estaduais de Curitiba também elaboraram nesta quinta-feira as redações para o concurso com o tema “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”.

Segundo o presidente da Assembleia, o tema é uma forma de estimular a participação dos jovens na vida política do estado.

Sonora

Faltando menos de três meses para a prova, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Vivian Cézar de Oliveira, ressalta que o projeto “Assembleia no Enem” é um incentivo a mais na preparação dos estudantes.

Sonora

Dos quase 50 mil textos que serão elaborados até o fim do dia, os 30 melhores serão selecionados e ficarão em exposição no Espaço Cultural da casa.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.