Mais de 600 estudantes participam do 1º Concurso de Redação para o Enem no Plenário da Assembleia Legislativa Ao todo, quase 50 mil estudantes do Ensino Médio e Técnico dos 132 colégios estaduais de Curitiba foram mobilizados e participaram do certame.

11/08/2016 17h30 | por Jaime S. Martins
Primeiro Concurso de Redação para o Enem aconteceu no Plenário da Assembléia Legislativa.

Primeiro Concurso de Redação para o Enem aconteceu no Plenário da Assembléia Legislativa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Primeiro Concurso de Redação para o Enem aconteceu no Plenário da Assembléia Legislativa.


O Dia do Estudante foi marcado por mais uma etapa importante na vida de quase 50 mil jovens entre 14 e 19 anos, do Ensino Médio e Técnico de 132 colégios estaduais de Curitiba, com a realização do 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em parceria com o Grupo Eureka e a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Mais de seiscentos alunos realizaram a prova de Redação no Plenário do Legislativo. Ao todo, quase 50 mil estudantes da rede pública participaram do concurso, fazendo as redações nos próprios colégios onde estudam. Após a confecção das redações, os estudantes ainda participaram de um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando técnicas de produção textual e possíveis tema de redação foram apresentados.

Assim, foi concluída mais uma fase do projeto “Assembleia no Enem”, que tem por objetivo preparar melhor os estudantes para as provas do Exame, aproximar os jovens do Poder Legislativo e fazer com que eles exerçam cada vez mais e melhor o direito de cidadania, como relatou o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), na abertura dos trabalhos.

“Este é um evento que enriquece o nosso Parlamento. Este sempre foi o nosso objetivo, de abrir as portas do Poder Legislativo à sociedade paranaense, mas principalmente permitir que os jovens possam estar em sintonia com o Legislativo e conhecer as práticas do Poder”, disse. “É um momento raro, de muita alegria para a Casa, porque temos 600 jovens de escolas estaduais escrevendo uma redação que tem tudo a ver com o Poder Legislativo”, completou Traiano.

O tema proposto para a redação foi: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”. A abordagem foi elogiada pela chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, professora Vivian Rita Meza de Oliveira, que frisou a necessidade de despertar nos jovens o interesse pela política. “O tema trabalha a questão da cidadania. O quanto você tem dos direitos, dos deveres, mas também como pode participar desses momentos. É fácil você apontar, mas como você age como cidadão para buscar as questões dos seus direitos? Como fazer valer? A construção de uma gestão é de todos, não de um só.”

Viviane disse que o aulão de Redação é um momento único para os estudantes que realizarão as provas do Enem. “Esse momento de preparação é fundamental, é fantástico. Por isso a gente vem investindo nisso. Essa parceria com a Assembleia também é um momento significativo. Para eles está sendo extremamente novo, emblemático, prazeroso e bonito”, relatou.

Para o professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka, as poucas notas máximas alcançadas nas redações dos dois últimos anos no Enem preocupam. Ele cita como exemplo o ano de 2014, quando mais de 6 milhões de estudantes se inscreveram para a prova e somente 250 obtiveram a nota máxima. Já em 2015, “foram apenas 104 estudantes num universo de 5,8 milhões que escreveram seus textos”, recordou. Para ele, a argumentação é a grande falha dos estudantes.

“A redação é a menina dos olhos, a maior dificuldade que os alunos demonstram. A argumentação é o maior problema, por isso a nossa aula trouxe uma dobradinha entre Ciências Humanas e Redação. Os professores discorreram sobre situações próximas à temática para que eles compreendam que essas disciplinas também são importantes para dar fundamentação ao texto e fazer uma boa redação”, disse. “A Assembleia quando faz esse concurso e o aulão dá um apoio ao aluno da rede pública e coloca-o numa situação similar àquela que ele enfrentará em novembro”, concluiu Geronasso.

Resultado – Serão selecionadas as redações com maior pontuação e que estejam de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Enem. A divulgação do resultado acontecerá na primeira semana do mês de outubro.

Os autores das redações selecionadas participarão de uma sessão plenária na Alep e ainda terão as redações expostas no Espaço Cultural da Casa.

Parceria – Este é o segundo ano consecutivo em que a Assembleia Legislativa do Paraná e o Projeto Eureka trabalham em conjunto na preparação para o Enem e concursos vestibulares. Em 2015, 364 aulas foram transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial da instituição, num período de 19 semanas.

No dia 23 de junho de 2016 mais de 500 alunos participaram do primeiro aulão preparatório, realizado no Plenário da Alep.

Faz parte do projeto também a aplicação de três redações aos estudantes. A primeira foi aplicada no dia 1º de julho. A segunda nesta quinta-feira, já a terceira será realizada no mês de setembro.

Os estudantes podem rever os conteúdos apresentados em 2015 e também dos aulões de 2016. Os vídeos estão disponíveis no Youtube, através do site do projeto da Assembleia Legislativa.

Enem – Em Curitiba são 100 mil inscritos para as provas do Enem. No Paraná o número atinge a marca de 454 mil inscritos e no Brasil são 8,6 milhões, tornando o Enem 2016 o maior da história. As provas do Enem ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro.

 

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