Mais evolução e menos desconstrução nos debates em 2022 Na reabertura das sessões plenárias na Assembleia Legislativa do Paraná, Requião Filho falou que espera posicionamentos mais firmes nesse ano eleitoral.

09/02/2022 15h12 | por Assessoria parlamentar
Deputado Requião Filho (MDB).

Deputado Requião Filho (MDB).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Requião Filho (MDB).

O deputado estadual Requião Filho (MDB) cobrou em seu discurso esta semana que haja posicionamentos mais firmes do parlamento paranaense, diante dos temas que devem tomar conta da pauta em 2022. Ele acredita que, por ser ano eleitoral, é importante que a população saiba de que lado cada político está.

"Espero que os debates fiquem mais quentes e que os deputados se posicionem aqui, presencialmente, nesta tribuna, diante de todos, sobre o que pensam de assuntos polêmicos que sempre tomam a pauta de um ano eleitoral. Vai ser um ano interessante e produtivo", considerou.

Requião embasou sua fala em polêmicas recentes do cenário nacional, mas que perderam seu foco quando priorizaram rotular o autor de determinada fala pelo partido que é filiado e não pelo que foi dito ou feito.

"Não é sobre esta ou aquela sigla que pertence o dono da fala, mas sobre o que está sendo defendido. É isso que precisa ser compreendido! Acredito que o foco dos debates em 2022 deve ser a evolução, não a desconstrução. Precisamos andar para frente, evoluir como sociedade”.

Nessa linha, declarou apoio ao manifesto dos policiais paranaenses que estão acampados em frente ao Palácio Iguaçu, reivindicando melhores salários e condições de trabalho. Fez duras críticas aos aumentos das tarifas de água e luz que prejudicaram o bolso da população durante a pandemia. Defendeu que se faça uma investigação nos contratos do Ferry Boat em Guaratuba. E mencionou também sua discordância ao atrapalhado manifesto sobre o racismo que, neste fim de semana, culminou com a invasão de uma igreja católica em Curitiba e perdeu seu foco.

“O debate contra o racismo, infelizmente, ficou em segundo plano na fala dos meus colegas aqui na Assembleia, que destacaram apenas a confusão atribuída a um vereador. Mas o foco deveria ser outro, de combate ao racismo, de evoluir como sociedade. É hora de construir, caminhar para frente, com um Paraná que tenha o compromisso com os paranaenses, não com grupos políticos, econômicos ou interesses eleitorais. O compromisso é e deve sempre ser com o povo do Paraná”.

Transparência

Na sessão desta quarta-feira (09), o deputado Requião Filho voltou a cobrar cobra a tramitação de projetos urgentes para o Paraná.

“Temos aqui na Casa projetos urgentes aguardando tramitação, como o que cria o Programa de Segurança de Barragens. Ou ainda o PL 522/2020 de combate à corrupção, que institui a Lei de Dados Abertos no Estado. Tentamos aprovar pedido de urgência para estes projetos e não tivemos apoio dos senhores deputados. Algo que realmente interessa tem sido deixado em segundo plano”, criticou ao encaminhar contrário ao requerimento que pedia regime de urgência ao projeto de lei que proíbe o passaporte sanitário no Paraná.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação