Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Médica defende inclusão da "Ciência do Início da Vida" no currículo escolar

06/06/2016 17h17 | por Kharina Guimarães
Grande Expediente da sessão plenária de hoje (6), "Ciência no início da vida", apresentação da Dra. Eleanor Luzes.

Grande Expediente da sessão plenária de hoje (6), "Ciência no início da vida", apresentação da Dra. Eleanor Luzes.Créditos: Pedro Oliveira/Alep

Grande Expediente da sessão plenária de hoje (6), "Ciência no início da vida", apresentação da Dra. Eleanor Luzes.

A “Ciência do Início da Vida” foi o tema apresentado durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (6), pela médica psiquiatra Eleanor Madruga Luzes. Ela defendeu tese de doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro justamente sobre a necessidade de inclusão dessa nova ciência nos currículos escolares.
O convite à doutora partiu do deputado Péricles de Mello (PT), que acredita que o ensino da Ciência da Vida vai trazer à tona o debate sobre uma infinidade de temas fundamentais para a sociedade. "É uma teoria de vanguarda do século XXI. Os países mais avançados que aderiram a essa visão do mundo estão fechando penitenciárias, por que simplesmente não acontecem mais crimes nesses países. Esse tema traria muitos outros para debate nas escolas públicas e particulares, como a questão da violência, do aborto, da afetividade, da responsabilidade ao gerar um filho e o tema da família”.
Na apresentação, Eleanor Madruga defendeu que a utilização de técnicas simples na preparação de casais para a concepção, uma gestação saudável, o parto natural, o aleitamento materno e os cuidados com a criança até os três anos de idade já seriam eficientes para a formação de uma geração mais saudável, menos suscetível à criminalidade e extremamente fraterna. “É um conjunto de informações que todos deveriam ter o direito a ter, o direito de nascer em plenitude. Para isso acontecer é preciso informação e mudanças nas feridas que a pessoa carrega”.
Eleanor Madruga Luzes é médica psiquiatra, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora pelo Instituto de Psicologia da UFRJ. O projeto “Vida Bem-Vinda” já foi encaminhado ao Ministério da Educação, solicitando a inclusão do tema no currículo escolar do Ensino Médio.

 

Ouça o Podcast relacionado

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação