Merenda escolar foi tema de reunião convocada pela Comissão de Educação

26/04/2016 14h20 | por Sandra C. Pacheco

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Os problemas verificados na merenda escolar ofertada na rede estadual de ensino devem ser solucionados nas próximas semanas, com a regularização dos processos licitatórios para a aquisição dos alimentos. A afirmação foi feita pelo diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Edmundo da Veiga Neto, que representou a secretária Ana Seres em reunião convocada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa para a manhã desta terça-feira (26), atendendo requerimento dos deputados Professor Lemos (PT) e Anibelli Neto (PMDB). Enquanto isso, Veiga Neto adiantou que o Governo está liberando uma verba de emergência, no valor de mais de R$ 2 milhões, para atender as demandas mais imediatas.
Várias questões pontuais foram levantadas por representantes do Conselho Estadual de Alimentação Escolar e da APP-Sindicato, que fizeram críticas à qualidade de alguns alimentos disponibilizados para as escolas e à escassez geral que, segundo eles, levaria ao fornecimento de refeições pouco nutritivas. Questionaram também as restrições feitas à aquisição de alguns itens e afirmaram que atualmente a merenda está sendo sustentada quase que exclusivamente por verbas federais.
Obras e reformas – Outro tema abordado durante o encontro foi a realização de obras de reforma, reparos e manutenção das escolas. Coube à arquiteta Olívia Murara, diretora da Superintendência de Desenvolvimento Educacional da Secretaria, explicar que as obras novas e de grande porte ficarão a cargo da Paraná Edificações, organismo que integra a estrutura da Secretaria de Transportes, Infraestrutura e Logística, sempre em conformidade com os conceitos estabelecidos pela SEED, enquanto reparos e manutenção permanecem na SUD.
O presidente da Comissão, deputado Hussein Bakri (PSD), propôs que a Secretaria de Educação remeta à Casa um cronograma oficial das obras para que o Legislativo possa acompanhar o seu desenvolvimento. Participaram da reunião ainda os deputados Marcio Pacheco (PPL), Maria Victória (PP), Cantora Mara Lima (PSDB) e Luiz Claudio Romanelli (PMDB), além de George Luiz Barbosa, presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar; Celso Bernardo, chefe do Departamento de Logística da SEED; Valquíria Mazeto, da APP-Sindicato; e Ismar Cruz e Fátima Natalina, representando a Federação de Pais de Alunos.   

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação