Tornar a gestão administrativa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e dos gabinetes dos deputados mais fácil e ágil, sem esquecer as determinações legais, é uma das metas da Mesa Executiva do Legislativo. O assunto foi tratado em uma reunião realizada nesta quarta-feira (03) com o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), o 1º secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSB), e os chefes de gabinete da presidência, da 1ª secretaria e dos parlamentares.
Traiano destacou que a integração entre os setores administrativos da Casa e dos gabinetes resultará em um atendimento de melhor qualidade não apenas as necessidades dos deputados, mas também as demandas da sociedade. “O chefe de gabinete de um deputado é a cara do deputado. É a linha de frente, a porta de entrada para o trabalho do parlamentar. Portanto, nosso objetivo é fazer com que os chefes de gabinete possam interagir permanentemente com a Mesa Executiva para promoção do seu parlamentar. Para que todos aqueles que recorram aos gabinetes possam ser muito bem atendidos e saiam da casa com a imagem positiva do Poder Legislativo”.
Romanelli lembrou que o bom funcionamento da Casa e dos gabinetes proporciona o ambiente ideal para que os deputados possam exercer suas funções. “Nós temos que ter uma dinâmica que faça com que os parlamentares tenham protagonismo. Os chefes de gabinete exercem uma função primordial para garantir ao parlamentar a tranquilidade para poder exercer na plenitude o mandato. Então é necessário sempre ter uma permanente interlocução da Mesa Diretora com os chefes de gabinete e outros setores justamente para garantir aos parlamentares a tranquilidade no exercício de função precípua que é legislar, tratar dos temas de interesse público e discutir o estado do Paraná”.
Traiano e Romanelli anunciaram algumas medidas administrativas que serão implantadas nos próximos meses, como a aprovação de um modelo de crachá para identificação funcional dos servidores e a implantação de detectores de metal nos acessos do Complexo Legislativo. Também foram reforçadas as orientações sobre cumprimento de carga horária dos servidores, forma correta para registro do ponto biométrico e o rigor na prestação de contas dos gabinetes.
Todos os assessores dos diretores da Assembleia também participaram do encontro e puderam se apresentar para estreitar o contato com os chefes de gabinete. “Nosso objetivo, enquanto administração da Casa, é manter um bom relacionamento com as chefias de gabinete dos parlamentares. Eu acho que um bom relacionamento pessoal e profissional é fundamental para que tudo funcione da maneira que a gente deseja. É muito mais simples quando eu conheço o João que trabalha no Financeiro quando eu preciso de qualquer orientação. Então não tenho dúvida alguma que isso só vem a somar com a administração da Assembleia”, explica Rita de Cassia Morais, chefe de gabinete da 1ª secretaria.
Segundo o chefe de gabinete da presidência, Romeo Fernando Pedralli, o sucesso desse processo de integração só foi possível graças à compreensão e ao apoio da Mesa Executiva. “Nós precisamos registrar que isso só foi possível, porque quando eu e a Rita começamos essa conversa com os chefes de gabinetes dos diretores nós sentimos que nossa ideia era boa e também sentimos que precisávamos de correspondência. Fomos buscar apoio no deputado Traiano, presidente, e no deputado Romanelli, 1º secretário, que, de imediato, aceitaram e entenderam a ideia, por isso o resultado foi fantástico”.