Michele Caputo afirma que o Paraná realizou 45 mil cirurgias eletivas no período de um ano Declaração foi dada esta manhã (4) na Assembleia Legislativa, durante prestação de contas para os deputados da Comissão de Saúde Púbica.

04/10/2016 15h07 | por Eduardo Santana

Reunião da Comissão de Saúde Pública com a prestação de contas do secretário de Estado da Saúde Michele Caputo Neto.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O Governo do Paraná realizou no período de um ano 45 mil cirurgias por meio do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, promovido pela Secretária de Estado da Saúde. Há um ano, quando foi lançado o mutirão, a meta inicial do programa era de 30 mil cirurgias, mas a meta foi superada em 50%. Das 45 mil cirurgias realizadas, 20 mil foram de catarata e, com isso, a fila por este atendimento está sendo praticamente zerada. “No último mês de agosto era para ter acabado esse mutirão, que foi bancado exclusivamente pelo o Governo de Estado. Nós o prorrogamos até dezembro, quando devemos alcançar o número de mais 16 mil cirurgias realizadas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, que nesta terça-feira (4) fez na Assembleia Legislativa do Paraná, em reunião da Comissão de Saúde Pública, a prestação de contas da execução orçamentária da pasta referente ao segundo quadrimestre de 2016.

Ao longo de uma hora e meia, o secretário, juntamente com o diretor geral da Secretaria, Sezifredo Paulo Alves Paz; o diretor executivo do Fundo Estadual de Saúde, Olavo Gasparin; e o superintendente de Gestão em Sistemas de Saúde, Paulo Almeida; apresentaram os relatórios sobre a execução de um orçamento inicial de R$ 4,4 bilhões para a área, revelando dados sobre as 19 diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado para o setor.

Durante a apresentação, o secretário também destacou a campanha de vacinação contra a dengue, iniciada no último mês de agosto, e que já imunizou cerca de duzentos mil paranaenses. A iniciativa foi premiada durante a décima edição do Vaccinology, evento internacional sobre imunização. "Não há Estado no país que tenha feito tanto para enfrentamento da dengue como o Paraná. Além da vacina, destinamos recursos exclusivos para reforçar o trabalho nos municípios e ainda intensificamos as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento" lembrou Caputo Neto.

Números – Ainda durante a audiência de prestação de contas, a equipe da SESA destacou, entre os números referentes ao segundo quadrimestre, os R$ 38 milhões para investimento e custeio das ações na Atenção Primária à Saúde; R$ 4.116.078,72 para a complementação do valor das diárias para leitos de UTI Neonatal ofertados ao SUS das regiões que ainda não foram habilitados pelo Ministério da Saúde; e R$ 35.470.433,54 de incentivos ao Programa VIGIASUS, para os 399 municípios.

Também participaram do encontro o presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia, deputado Dr. Batista (PMN), e os deputados Tercílio Turini (PPS), Chico Brasileiro (PSD), Nereu Moura (PMDB), Fernando Scanavaca (PDT), Evandro Araújo (PSC) e Adelino Ribeiro (PSL).

Ouça o Podcast relacionado