Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Ministério Público vai investigar falta de transparência sobre salários nas estatais do Paraná

Em resposta ao Pedido de Providências protocolado pelo eputado Requião Filho (MDB), o Ministério Público do Paraná confirmou esta semana que vai investigar a falta de transparência na divulgação dos pagamentos feitos aos servidores nas estatais paranaenses. O documento assinado pela Promotora de Justiça, Dra. Danielle Gonçalves Thomé, afirma que será feita apuração de eventual descumprimento das Leis de Acesso à Informação e da Transparência, a respeito da falta divulgação dos salários e provimentos dos funcionários da UEGA Usina Elétrica a Gás de Araucária, Copel e Cohapar, tanto concursados como comissionados.

Em março, o deputado já havia questionado formalmente, via Lei de Acesso à Informação, a Copel e suas subsidiárias, a Cohapar, a Sanepar, a Compagás, e também os Conselhos destas estatais. Nem todas foram respondidas e houve até quem informasse que não poderia divulgar os salários pagos, nem detalhes sobre o quadro de funcionários.

“O Governo do Paraná descumpre Lei da Transparência e a Lei das Estatais. Eles foram eleitos com o discurso de um novo modelo de gestão mais transparente, dentro de uma ideia de compliance que não está sendo cumprido. Tudo muito bonito no discurso, mas na prática é outra história. A transparência é a arma contra a corrupção. E quando diz respeito aos gastos públicos, isto deve ser atendido por todos os integrantes da administração estadual, seja ela direta ou indireta”, criticou Requião Filho.

Na última semana, o Procurador do MP junto ao Tribunal de Contas, Dr. Flávio de Azambuja Berti, veio pessoalmente ao gabinete do deputado para confirmar que também está tomando providências para averiguar a situação.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação