Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Ministros apresentam ações e ressaltam importância da integração com o Legislativo

Podcast
((Descrição do áudio))

O segundo dia do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná começou com foco nos investimentos federais nos municípios paranaenses. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), o governador Beto Richa (PSDB) e vários deputados estaduais acompanharam as palestras feitas pelos ministros das Cidades e da Saúde na manhã desta quinta-feira (01). O auditório com capacidade para 1,2 mil pessoas ficou lotado.

Para o presidente da Alep, o encontro é uma oportunidade para os gestores conhecerem tudo que o Executivo e o Legislativo podem oferecer aos municípios e também para se prepararem para os desafios da nova administração. 

Sonora

O primeiro a apresentar as ações foi o governador Beto Richa, que fez um balanço dos resultados já obtidos em 2016 e destacou a importância dos novos gestores municipais estarem preparados para os desafios que tem pela frente. Segundo Richa, o evento foi pensado para atender as principais demandas do municipalismo.

Sonora

Na sequência, quem usou a palavra foi o ministro das Cidades, Bruno Araújo, que apresentou um panorama geral da pasta assim que assumiu o comando. Programas e projetos que estavam paralisados foram retomados e contratos já firmados começaram a ser executados e pagos. Para a próxima administração, o ministro destacou o programa Cartão Reforma, uma nova faixa de financiamento para o Minha Casa, Minha Vida e a desburocratização dos processos de regularização fundiária. Bruno Araújo enfatizou a importância de uma gestão séria e transparente. O auditório com capacidade para 1,2 mil pessoas ficou lotado.

Sonora

 Na área da saúde, o ministro Ricardo Barros ensinou o passo a passo para que os municípios possam garantir o acesso aos recursos federais e alertou sobre o encerramento de alguns prazos para inscrição em programas. Para 2017, o Ministério da Saúde será parceiro dos municípios em um processo de informatização, dará ênfase a prevenção e promoção da saúde e adotará novas estratégias no combate ao Aedes aegypti. Segundo Barros, a saúde precisa de planejamento para garantir a qualidade de vida da população.

Sonora

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação