Ministros, deputados, secretários e sociedade debatem PPA Participativo na Assembleia nesta sexta-feira (7) Legislativo receberá autoridades na Plenária Estadual do Plano Plurianual do Governo federal para discutir a aplicação de recursos da União nos próximos quatro anos.

06/07/2023 15h52 | por Ana Luzia Mikos
Todo cidadão pode participar da elaboração do PPA via cadastro no site Gov.Br ou via as plenárias presenciais promovidas pelo governo.

Todo cidadão pode participar da elaboração do PPA via cadastro no site Gov.Br ou via as plenárias presenciais promovidas pelo governo.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Todo cidadão pode participar da elaboração do PPA via cadastro no site Gov.Br ou via as plenárias presenciais promovidas pelo governo.

A Assembleia Legislativa do Paraná recebe, nesta sexta-feira (7), a Plenária Estadual do Plano Plurianual (PPA). A iniciativa é promovida pelo Governo Federal e tem os deputados Arilson Chiorato (PT) e Luiz Claudio Romanelli (PSD) como proponentes. O objetivo é que a sociedade ajude a decidir como a União aplicará seus recursos nos próximos quatro anos.

O evento será no Plenário da Casa de Leis, a partir das 10 horas, e contará com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), e do ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT), além de outras autoridades.

Neste ano, pela primeira vez, o Governo Federal está debatendo o plano em plenárias estaduais pelo País, para que a população colabore na definição das prioridades para o PPA 2024-2027.

Esta será a 21ª plenária presencial do PPA Participativo. O cronograma dos encontros estaduais teve início no dia 11 de maio, em Salvador, e segue até 14 de julho, em São Paulo, passando por todos os estados e Distrito Federal.

O PPA Participativo enriquece o debate sobre as prioridades nacionais, tornando o planejamento mais próximo das necessidades da população. Todo esse debate antecede o envio do projeto de lei ao Congresso Nacional, que deverá ocorrer até 31 de agosto, juntamente com a Lei Orçamentária Anual.

“Será um espaço de escuta e de protagonismo da sociedade civil, incluindo movimentos sociais, sindicatos, associações e coletivos fortalecendo a participação social, que não se via nos últimos anos. É a maneira de contribuirmos juntos. Todos poderão dizer o que querem para o Brasil e para o Paraná nos próximos quatro anos”, afirmou o deputado Arilson Chiorato.

Presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) lembrou que o próprio Poder Legislativo está promovendo reuniões pelos municípios paranaenses para debater o PPA estadual.

“O Governo Federal decidiu adotar a mesma prática que nós estamos adotando aqui no estado do Paraná, fazendo debate sobre o Plano Plurianual. O objetivo é construiu o orçamento de forma participativa. Este é o momento de se apresentar sugestões para que se possa pensar em médio prazo aquilo que é fundamental para a sociedade paranaense”, frisou.

Plataforma digital

Até o dia 14 de julho estará ativa a plataforma Brasil Participativo, onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três programas do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.

A plataforma foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e o apoio da Dataprev, da comunidade Decidim–Brasil e da Universidade de Brasília (UnB). A base da plataforma participativa, intitulada Decidim, em software livre, é uma iniciativa da Prefeitura de Barcelona (Espanha) convertida em referência para outros governos e países.

O Plano Plurianual (PPA) é um documento previsto na Constituição. Elaborado a cada quatro anos, o PPA define metas, diretrizes e programas do Governo. O documento sempre é elaborado no primeiro ano de mandato do presidente da República, governadores e prefeitos.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação