Momento de medidas radicais contra coronavírus é agora, diz Tercilio Turini

16/03/2020 17h34 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Tercílio Turini (CDN).

Deputado Tercílio Turini (CDN).Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

Deputado Tercílio Turini (CDN).

O momento de adotar medidas para conter o avanço do coronavírus é agora, inclusive aquelas mais radicais. Quanto mais rápido forem decididas as ações restritivas, maior a possibilidade de se evitar a propagação da doença. É o alerta do médico infectologista e deputado estadual Tercilio Turini (CDN), que em pronunciamento na sessão de hoje (16) da Assembleia Legislativa do Paraná apontou que, com o início das confirmações de casos, a estratégia precisa ser reanalisada para o novo momento do Covid-19 no Brasil.

“O que foi feito, vale até agora. Daqui para frente, a realidade muda com a transmissão comunitária e tornam-se urgentes medidas de restrição, como suspensão de aulas, fechamento de aeroportos e de fronteiras, isolamento principalmente das pessoas nos grupos de risco”, afirmou. “Não dá para esperar uma semana ou 15 dias. Tem de ser agora. O período de incubação do vírus é de dois a 14 dias. Muitas pessoas não apresentam sintomas e continuam transmitindo a doença. Não existe vacina nem medicamento para o coronavírus e o país não tem estrutura como leitos, respiradores e profissionais para uma grande epidemia”, disse.

Tercilio Turini citou o que acontece na Itália e outros locais. “Os países perderam o ‘timing’ no combate ao vírus. A Itália bateu cabeça, sem saber o que fazer, e vive o colapso no sistema de saúde. É preciso achatar a curva de crescimento da doença no Brasil, não podemos deixar subir como ocorreu lá”, destacou. O deputado citou pesquisa analisando a propagação do Covid-19 e as medidas de contenção na China: se fossem adotadas uma semana antes, reduziriam em 66% os casos da doença e as mortes; com duas semanas, diminuiriam em 86%.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação