Na TV Sinal, Teruo Kato elege educação integral como principal bandeira

22/02/2013 17h45 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Ronildo Pimentel.
Deputado Teruo Kato durante gravação do “Tudo é Política” da TV Sinal

Deputado Teruo Kato durante gravação do “Tudo é Política” da TV SinalCréditos: Ronildo Pimentel

Deputado Teruo Kato durante gravação do “Tudo é Política” da TV Sinal
A educação integral como principal proposta, a atuação parlamentar e a participação popular na política ganharam destaque no programa “Tudo é Política”, com o deputado Teruo Kato, líder do PMDB na Assembleia Legislativa. No programa, que vai ao ar na próxima semana pela TV Sinal, da Assembleia Legislativa, o deputado falou ainda de sua trajetória política como líder comunitário e prefeito de Paranavaí, no Noroeste do Paraná.
Teruo Kato, que está em seu segundo mandato no Legislativo, iniciou sua vida pública em 1989, ao presidir o Conselho de Segurança de Paranavaí. “Eu era empresário e vivíamos um momento de muita insegurança nesta época. Faltava mais efetivo policial, viaturas e infraestrutura para os órgãos de segurança”, destacou o deputado. Em 1990 o deputado assumiu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Paranavaí e ficou no comanda da Acipa por dois mandatos, até 1996. Dois anos após fundou a Coordenadoria das Ações Comerciais e Industriais do Noroeste do Paraná (Cacinpar).
Prefeito – Em 1997 Teruo foi eleito prefeito de Paranavaí. “Entrar na política foi uma consequência quase que natural, como resultado da nossa participação na comunidade”, disse. Ao final do mandato, ele revelou que chegou a pensar em desistir da política. “Após seis anos decidi retornar porque nossa cidade e região não tinha representante na esfera federal, nem estadual”. Ao jornalista Fabrício Binder, âncora do “Tudo é Política”, Teruo falou que não é fácil se eleger como deputado. “Precisa ter o apoio de muitas lideranças”.
Em 2006, Teruo foi eleito deputado estadual pelo PMDB com 39.176 votos. No ano de 2010 o deputado se reelegeu com 50.271 votos. Entre as bandeiras de seu mandato na Assembleia ele listou a segurança pública, a saúde e a educação de qualidade, o que dá condições de manter os jovens em suas cidades, longe dos grandes centros.
Educação integral – “A educação integral é uma meta tanto do governo da presidente Dilma, do qual o PMDB é aliado, como do governador Beto Richa”, destacou. Teruo também disse que tem atuado bastante no apoio aos prefeitos, principalmente na elaboração de projetos. “Não adianta apenas ter boa vontade, se não tem bons projetos”.
Segundo o deputado, a safra de novos prefeitos tem revelado boas surpresas. “Eles estão bem preparados e isto vai refletir em boas administrações”. Teruo encerrou a entrevista falando da necessidade da população participar do debate político. “Através da política é que conseguimos fazer as grandes transformações”.