Nelson Justus Convida Tribunal de Contas e Ministério Público a Indicar Membros Para a Comissão de Apuração de Irregularidades

24/03/2010 17h22 | por
      O presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), anunciou na tarde desta quarta-feira (24), em Plenário, que convidou oficialmente o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Paraná a tomarem parte de uma comissão para apurar os fatos envolvendo a gestão de pessoal na Casa, recentemente noticiados. Nos ofícios, endereçados ao procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, e ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Hermas Brandão, Nelson Justus solicita a indicação de dois membros de cada uma das duas instituições, tão breve quanto possível. Assim, o presidente poderá comunicar publicamente todos os nomes que integrarão a comissão e, consequentemente, iniciar a apuração, caso a caso, das irregularidades noticiadas. “Mais uma vez, esta Assembleia, que tem na fiscalização dos demais poderes uma de suas atribuições constitucionais, dá o exemplo e prova cabal do seu interesse em apurar tudo”, definiu Justus. O presidente lembrou que o objetivo da Assembleia Legislativa é o de oferecer uma resposta definitiva para o caso. “Essa é a nossa missão. E que ninguém tenha dúvida de que ela será cumprida”, afirmou. Nelson Justus citou que a criação da comissão integrada vem se somar a outras iniciativas adotadas nesta semana, “como o recadastramento funcional, em execução, e a implantação do Diário da Assembleia online, com acesso transparente para cada cidadão que tiver interesse em tomar conhecimento dos atos desta Casa”. Opinião – O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) considerou “corajosa” a atitude da Mesa Diretora da Casa. “É uma resposta objetiva a um clamor da sociedade. Isso porque a comissão que foi anunciada anteriormente seria interna e agora ela passa a ter outro caráter, integrada por auditores do Tribunal de Contas e por membros do Ministério Público”, disse. Para Romanelli, as medidas adotadas pela Assembleia são duras, mas necessárias. “Certamente teremos uma apuração, na minha avaliação, acima de qualquer suspeita, na medida em que auditores do Tribunal de Contas, que são membros concursados daquele instrumento de fiscalização, e membros do Ministério Público, que é uma instituição hoje absolutamente referenciada, tanto no Paraná quanto no Brasil”, comentou. O deputado Tadeu Veneri (PT) também cumprimentou a Meda Diretora pela iniciativa. “Acho que este é o caminho. Temos que buscar, de todas as formas possíveis, fazer com que haja absolutamente nenhuma sombra de dúvida sobre aquilo que se busca fazer aqui na Assembleia”, disse.