Nelson Justus Defende Valorização dos Profissionais da Educação

18/05/2007 14h10 | por Carlos Souza
Para: Editoria de Política e ColunasDistribuído em 18/05/07NELSON JUSTUS DEFENDE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃOO presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), destacou nesta sexta-feira (18) a contribuição e importância que os professores desempenham na formação e educação das novas gerações. “Os professores são os principais agentes da educação e os grandes estimuladores da transformação”, disse o deputado, durante a realização da primeira audiência pública para debater o novo Piso Salarial Nacional dos Professores.Justus lembrou ainda a coincidência feliz que o debate se dê na mesma semana em que os deputados estaduais do Paraná aprovaram um aumento salarial de 17,2% para os professores da rede pública no Estado. “O simbolismo desse ato reside na idéia fundamental de que, ao valorizar o trabalho dos professores, a sociedade, nesta Casa representada, reconhece a importância desses profissionais na formação das novas gerações”, observou. Durante seu discurso, o presidente reconheceu também a importância da escola como extensão da família para as crianças. “Pais e mestres são os grandes semeadores do futuro e a educação, traço que une família e escola, é a sua semente”.Trabalho – Justus observou ainda que entre as grandes preocupações dos paranaenses e dos brasileiros estão à saúde, a segurança pública e a busca por emprego. “Mas, eu costumo dizer que na origem da solução para cada uma dessas questões está a educação”, afirmou o deputado, completando: “A cada vez que olhamos o caleidoscópio social pela lente da educação, o que vemos são soluções: a boa formação escolar abre as portas do mercado para o cidadão; as oportunidades que a educação de qualidade oferece são o melhor contraponto para a falta de opções que desencaminha parcela de nossos jovens para a criminalidade; por fim, o saber nos ensina a prevenir e cuidar, princípios fundamentais de uma boa política de saúde”.O deputado também ponderou que a educação torna todos conscientes de seu papel no mundo e mais preparados para exercer seus direitos e cumprir com seus deveres. “Por isso, esta primeira audiência, é tão importante. Porque tratamos, hoje, de um projeto de lei cujo impacto positivo se fará sentir na vida de todos os brasileiros, em todo o País”, observou Justus, que também exerceu a função de professor por longos anos antes de atuar na vida política.Legislativo – O presidente da Assembléia Legislativa também destacou que qualquer que seja a mudança desejada, o veículo natural para que ela aconteça é o Poder Legislativo. “O Legislativo é a soma de vontades coletivas. É plural”, ponderou Nelson Justus, lembrando que em sua gestão na presidência do legislativo paranaense, se propôs a um desafio: “buscar o permanente equilíbrio entre os interesses do Executivo e a sociedade”.